Gasly defende mudança e diz que nova sprint permite “melhora ao longo do fim de semana”

Pierre Gasly defendeu a mudança no formato da corrida sprint, que agora permite que o piloto adote diferentes configurações no carro ao longo do fim de semana

Pierre Gasly aprovou o novo formato das corridas sprint que a Fórmula 1 vai adotar em 2024. Durante o lançamento da A524, o titular da Alpine celebrou as mudanças realizadas pela categoria, que agora permite mais trabalho dos engenheiros no carro e, consequentemente, maior margem de evolução ao longo do fim de semana.

A F1 ouviu pilotos e equipes e decidiu inverter o cronograma dos finais de semana de sprint. Agora, na sexta-feira acontecem o TL1 e a classificação da sprint; no sábado, a corrida menor pela manhã e a classificação pela tarde, enquanto o domingo segue com a corrida principal.

A mudança veio na esteira da reclamação das equipes e pilotos, que criticavam a previsibilidade do evento por causa do parque fechado. Agora, no novo formato, os times podem adotar configurações diferentes na corrida curta e na prova principal. E Pierre Gasly se mostrou favorável à mudança.

“No ano passado tínhamos caras incríveis trabalhando de forma genial no carro na sexta-feira, mas depois disso eles eram proibidos de fazer qualquer outro trabalho. É para isso que são pagos e é por isso que são os melhores. Isso era bem ruim porque eles tinham muito mais a oferecer além de fazer um ou dois ajustes na asa dianteira e na pressão dos pneus. A F1 é o topo da engenharia e deveríamos dar a oportunidade de sempre ter melhoras ao longo do fim de semana” contou Gasly.

Alpine economizou na pintura para diminuir peso da A524 (Foto: Alpine)

“Antes não tínhamos muita liberdade para tentar nada, porque ficávamos muito limitados com uma hora de treino. Então antes de chegar na pista fazíamos o trabalho de simulador, e se alguma coisa saia diferente do esperado, o prazo para reação era bem curto”, finalizou o piloto da Alpine.

O GP da China será o primeiro a receber uma corrida sprint nesta temporada, no fim de semana de 19 a 21 de abril. Miami aparece na sequência, com etapa prevista para acontecer entre 3 e 5 de maio, enquanto a Áustria será a terceira parada das provas curtas, entre 28 e 30 de junho.

Já na segunda metade do ano, Austin, que recebe o GP dos Estados Unidos, realizará a quarta sprint do ano, entre 18 e 20 de outubro e o GP de São Paulo, que hospeda a penúltima prova do tipo na temporada entre 1º e 3 de novembro. Por fim, o GP do Catar fecha a lista com a sexta preliminar entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro.

A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.