Pirelli afirma que equipes devem optar por estratégia de uma única parada no GP da Índia

Apesar disso, o diretor da fabricante italiana, Paul Hembery, explicou que há uma variação muito grande entre os dois compostos, chegando até mesmo a 1s6 em alguns carros

No que depender da Pirelli, o GP da Índia não deverá ser definido a partir da estratégia nos boxes. Após o primeiro dia de atividades no circuito de Buddh, a fabricante italiana afirmou que a tendência para a corrida é que as equipes optem por fazer apenas uma parada, já que a degradação do pneu macio está muito parecida com a do composto duro.

O diretor da empresa, Paul Hembery, afirmou que a decisão das escuderias levará em conta o quanto conseguirão amenizar o desgaste da borracha, principalmente nas primeiras 25 voltas da prova. “É realmente parecido com a última corrida, bem no limite. Tudo vai depender do que acontecer com o desgaste do pneu dianteiro direito nas curvas 10 e 11.”, declarou.

“Há também alguma variação entre as equipes no momento, mas isso deve ser resolvido com mudanças no acerto. Se eles puderem completar de 20 a 25 voltas no começo, então poderão fazer apenas uma parada”, acrescentou o dirigente.

A Pirelli espera uma única parada na Índia (Foto: Force India)

Apesar da possibilidade de fazer uma única parada, Hembery afirmou que as equipes também precisam levar em conta a queda de rendimento do carro com cada composto. O diretor da Pirelli disse, ainda, que alguns pilotos chegaram a ter uma variação de 1s6 com cada pneu, mas a expectativa é que haja no máximo 1s diferença.

“Quase não houve degradação. Houve um desgaste muito, muito pequeno. Mas há uma diferença muito grande de desempenho entre os dois compostos, que varia entre 0s5 a 1s6, então é difícil para nós fazer uma previsão mais precisa nisso. Nós achamos que seria entre 0s8 e 1s antes de chegarmos aqui e ainda acreditamos que será esse o caso”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.