Por não respeitar bandeiras amarelas no terceiro treino, Massa perde cinco posições no grid do GP da Bélgica

O fim de semana de Felipe Massa vem sendo muito difícil. Depois de sofrer um acidente na última sexta-feira, o brasileiro participou da sessão da manhã deste sábado. Mas por não ter reduzido a velocidade durante trecho sinalizado por bandeiras amarelas duplas, o veterano vai perder cinco posições no grid da corrida em Spa. Massa ainda teve acrescidos três pontos na carteira de punições

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A fase de Felipe Massa, definitivamente, não vem sendo das mais fáceis. Neste fim de semana de GP da Bélgica, o piloto sofreu um acidente ainda na primeira volta do primeiro treino livre e, por conta de uma troca de chassi providenciada pela Williams, não pode voltar a acelerar na sexta-feira. Neste sábado (26), o brasileiro conseguiu participar do terceiro treino nesta manhã em Spa, mas não foi bem e terminou só em 16º. Pior foi depois: Felipe foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) por não ter reduzido a velocidade em um trecho sinalizado por bandeiras amarelas duplas. Assim, o veterano vai perder cinco posições no grid de largada da corrida deste domingo.

 
Massa ainda recebeu três pontos na carteira de punições, totalizando cinco em um período de 12 meses. Segundo o regulamento esportivo, caso um piloto chegue a 12 pontos neste período, então ocorre a suspensão automática por uma corrida.
 
A punição foi comunicada pela FIA cerca de uma hora antes do início do treino classificatório. No documento emitido pela entidade, diz que “os comissários ouviram Felipe Massa, piloto do carro de 19, um representante da equipe, e a revisão do vídeo e da telemetria evidenciou que o piloto não reduziu de forma significativa sua velocidade na área onde as bandeiras amarelas duplas estavam sendo acenadas” durante o terceiro treino.
 
O documento, assinado pelos comissários Gerd Ennser, Baham Lekhal, Yves Bacquelaine e o ex-piloto Mika Salo, determina a dupla punição ao brasileiro.
 
O fim de semana é particularmente difícil para Massa. O brasileiro, embora tenha manifestado interesse em seguir na F1 em 2018, passa a ter sua vaga na Williams em xeque. Isso porque a ‘Auto Motor und Sport’ reportou, na última sexta-feira, que a equipe britânica tem interesse em contratar Fernando Alonso e conta com o impulso financeiro do bilionário Lawrence Stroll, pai do novato canadense Lance Stroll.
Felipe Massa (Foto: Williams)
Além de Massa, Marcus Ericsson tem de cumprir uma punição com perda de posições no grid. O sueco perdeu cinco lugares em razão da troca de câmbio providenciada pela Sauber. Mas ninguém supera Stoffel Vandoorne. Por várias trocas de componentes do motor Honda, o piloto da casa vai perder 65 posições no grid de largada do GP da Bélgica.
 
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2017 do Mundial de F1, por meio do novo livetiming.
RENOVAÇÃO COM RÄIKKÖNEN DIZ MUITO SOBRE O QUE É A FERRARI E SEU PENSAMENTO SOBRE A F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.