Red Bull celebra “conceito que funciona” do RB20: “Não esperavam o que fizemos”

Helmut Marko, consultor da Red Bull, se divertiu ao ver os rivais com carros parecidos ao RB19 enquanto os taurinos partem para um conceito totalmente diferente em 2024

A Red Bull começou o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein da mesma forma que encerrou a temporada de 2023: dominando com Max Verstappen. O tricampeão até brincou com os rivais, mas fechou a quarta-feira (21) com mais de um segundo de vantagem na liderança. E tudo isso com um RB20 que entregou conceitos novos e surpreendentes.

Enquanto todos esperavam uma mera evolução do RB19 que dominou a temporada passada, vencendo 21 de 22 corridas, os taurinos apostaram na agressividade e a aposta parece ter dado certo neste início. Helmut Marko, consultor da Red Bull, ficou feliz em ver o novo conceito funcionando e deu risada ao ver vários carros no grid semelhantes ao RB19.

Relacionadas


“Foi muito impressionante. Completamos 143 voltas sem maiores problemas. E esse conceito funciona. Podemos desenvolver isso ainda mais. Tudo parece bem. Todos os carros dos concorrentes se parecem com o nosso carro do ano passado”, sorriu Marko em resposta ao portal neerlandês NU.nl.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Helmut Marko está feliz com o conceito do RB20 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Questionado se esperava mais de equipes como Mercedes e Ferrari, ele respondeu espirituosamente: “Acho principalmente que eles não esperavam o que fizemos. A Mercedes teve alguns problemas, mas nosso carro funcionou desde o primeiro momento. Estamos orgulhosos e felizes. A confiabilidade é incrível”, comemorou Marko.

Ainda olhando para os rivais, Helmut também não se ilude pelo desempenho dos rivais. A percepção inicial é a de que a Mercedes focou muito mais em corridas de longa distância. Já a Ferrari aponta ter novamente problemas para conservar seus pneus, enquanto a McLaren emerge como potencial rival para a Red Bull.

“Olhando para o desgaste dos pneus, parece que a Ferrari tem mais problemas do que nós novamente. A McLaren parecia ter um comportamento um tanto nervoso, mas eles se tornaram mais rápidos. Muitos competidores não usaram pneus novos na fase final, quando as temperaturas caíram e a pista ficou mais rápida. De qualquer forma, a Mercedes tinha um programa completamente diferente”, analisou Marko.

“Mas podemos ter confiança. O primeiro feedback de Max foi positivo. Todas as mudanças que fizemos no acerto hoje funcionaram. O carro respondeu bem, foi principalmente um ajuste fino do que fizemos. Estávamos todos sorrindo”, contou o consultor da Red Bull.

Max Verstappen dominou o primeiro dia de testes (Foto: Red Bull Content Pool)

Apesar de a McLaren mostrar potencial, a Mercedes parece ser o time que mais intriga os taurinos. Pierre Waché, diretor-técnico da Red Bull, destacou o W15 como “surpreendente” após os alemães optarem por um conceito totalmente novo para 2024.

“A Mercedes é surpreendente para mim”, disse Waché ao GPblog.com após o primeiro dia de testes em Sakhir. “O conceito deles é surpreendente. É interessante. A Aston também é muito boa. Não tive tempo de ver o resto com mais detalhes. Eles não revelaram muito durante a apresentação. Mas tenho certeza que encontraremos algumas coisas interessantes”, prosseguiu.

Quando questionado sobre o que a Red Bull surpreendeu no Mercedes W15, o francês disse: “A asa dianteira da Mercedes é muito interessante”. A asa até chegou a gerar questionamentos das outras equipes, mas recebeu o ‘ok’ da FIA e pode acabar sendo solução comum no grid.

Os testes de pré-temporada da F1 acontecem entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.