Red Bull destaca “evolução agressiva” do RB20 e espera 2024 “extremamente competitivo”

Chefe da Red Bull, Christian Horner elogiou trabalho feito no desenvolvimento do RB20 e destacou 20 anos de história da equipe na Fórmula 1

A Red Bull apresentou nesta quinta-feira (15) o seu novo carro para a temporada 2024 da Fórmula 1, o RB20. Christian Horner, que é chefe de equipe desde que a Red Bull ingressou na categoria, em 2005, destacou a importância de 2024 e como o time de Milton Keynes não se permitiu apenas replicar o projeto vencedor para mais uma jornada.

De acordo com Horner, o novo bólido é uma “evolução agressiva” do RB19, carro com qual os taurinos venceram 21 dos 22 GPs disputados na última temporada.

“Certamente não é minha tarefa, mas o carro de 2023 foi um upgrade do carro de 2022”, disse o austríaco durante o evento de lançamento do RB20. “Em nossa 20ª versão, o pessoal não foi conservador, e é possível ver que eles foram bem agressivos em alguns aspectos. Todos os homens e mulheres nos bastidores trabalharam muito, e alguns dos detalhes do carro são absolutamente impressionantes”, destacou.

A campanha de Max Verstappen no caminho para o tricampeonato mundial não passou despercebida. O dirigente destacou os números impressionantes alcançados pela escuderia da empresa de energéticos no último ano.

A Red Bull apresentou o RB20 ao mundo nesta quinta-feira (Foto: Red Bull Content Pool)

“Max foi insano na forma como pilotou no ano passado. Alcançar todos aqueles recordes, 22 vitórias, 19 dele, terminar em primeiro e segundo no Mundial de Pilotos — algo que nunca tínhamos feito antes —, 15 vitórias seguidas, quebrando o recorde da McLaren de 1988. Tudo se trata das pessoas, e você precisa de todos em todos os departamentos para alcançar esses resultados. Foi um ano mágico”, lembrou Christian.

A Red Bull completa 20 anos de presença no grid da F1 em 2024. Como não poderia ser diferente, as conquistas da equipe ao longo das últimas duas décadas foram relembradas durante boa parte do evento, que contou até mesmo com a presença de David Coulthard, o primeiro grande nome a correr pelo time. Mesmo com um passado já laureado, Horner espera conquistar muito mais nos próximos anos.

“Este é um ano importante na história da equipe. Nos últimos 20 anos, a Red Bull conseguiu mudar o cenário da F1 e fez isso por estar determinada a fazer as coisas de maneira diferente, por estar comprometida em jogar duro e correr ainda mais, além de estar totalmente focada em competir pelos maiores prêmios no esporte”, exaltou. “Tivemos a sorte de fazer isso em diversas ocasiões, que resultaram em sete títulos de pilotos, seis no Mundial de Construtores e 113 vitórias em corridas até o momento, que demonstram o sucesso da visão da Red Bull para a equipe.”

“O mais novo capítulo dessa história começa hoje, com o RB20”, afirmou. “Vai ser uma temporada emocionante e extremamente competitiva, mas como vimos no ano passado, esta é uma equipe que opera no auge das suas capacidades e, com Max [Verstappen] e ‘Checo’ [ Pérez], temos dois pilotos que podem entregar bons resultados em todos os circuitos, em quaisquer condições. Por isso estou confiante de que, tal como fizemos nos últimos 20 anos, podemos competir por pódios, vitórias e, quem sabe, mais campeonatos”, continuou o britânico.

A Red Bull promoveu um belo evento para lançar o carro de 2024 da F1 nesta terça-feira (foto: Red Bull Content Pool)

Após o fim da temporada 2021, a Honda anunciou a sua saída da F1, deixando a Red Bull a ver navios. A equipe austríaca, no entanto, tomou a decisão ousada de desenvolver a sua própria unidade de potência para 2026, quando um novo regulamento entra em vigor na classe rainha do automobilismo. Porém, os taurinos não embarcam nessa sozinhos — uma parceria com a Ford foi anunciada em fevereiro do ano passado. Horner está otimista com o que o futuro lhes reserva.

“Os próximos 20 anos serão tremendamente emocionantes”, garantiu. “Especialmente com a nossa própria unidade de potência sendo desenvolvida nos edifícios ao lado, enquanto conversamos. Portanto, o futuro é brilhante e esperamos poder continuar na jornada que desfrutamos e que teve tanto sucesso nas últimas 19 temporadas”, acrescentou.

A Red Bull foi a última do grid a apresentar seu novo carro. O dirigente de 50 anos sabe que as demais equipes evoluíram e que serão concorrentes mais fortes em 2024, mas elogiou o trabalho feito pelos engenheiros em Milton Keynes e garantiu que sua equipe não ficou parada. “Você nunca pode ficar parado neste negócio e, claro, nossos adversários estão motivados para nos derrotar”, alertou.

“Então pegamos todas as lições aprendidas com o RB19 e procuramos aplicá-las no RB20. Acho que a equipe fez um trabalho incrível no que parece ser uma evolução agressiva daquele que foi o carro de maior sucesso de todos os tempos”, completou.

Nas últimas semanas, Horner virou alvo de uma investigação rigorosa relacionada a um suposto comportamento inapropriado com uma funcionária. A presença do dirigente no evento de hoje chegou a ser coloca em xeque. No entanto, Christian admitiu que a situação tem servido de distração nesses últimos dias que antecedem o início da pré-temporada no Bahrein, mas assegurou que a Red Bull “permanece unida”.

A Fórmula 1 retornar às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos de pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.