Red Bull lança RB19 com cores tradicionais e confirma parceria com Ford para F1 2026

Depois que a Haas apresentou apenas a pintura do VF-23, foi a vez da Red Bull, em Nova York, mostrar ao mundo as primeiras imagens do novo RB19. E também confirmar a parceria com a Ford a partir de 2026

RED BULL APRESENTA O RB19, CARRO PARA A F1 2023. FORD DE VOLTA! | React

Atual campeã de Construtores e bicampeã de Pilotos, com Max Verstappen, a Red Bull é a segunda equipe a mostrar alguma coisa concreta do carro para a temporada 2023 da Fórmula 1. O RB19 foi apresentado para o mundo nesta sexta-feira (3), em um evento em Nova York, nos Estados Unidos.

Pintura bonita, mas tradicional e bem similar a 2022. Os taurinos optaram por manter as cores amarela, vermelha e azul, mesclado com o preto. A grande novidade, no entanto, foi a confirmação da parceria com a Ford, que já havia anunciado seu retorno à F1 em 2026. A montadora americana fechou acordo com a marca dos energéticos e vai fornecer motores à equipe a partir de 2026.

É também importante ressaltar que a Red Bull irá desenvolver de forma conjunta o motor com a Ford. Em 2026, a F1 passará por mais uma grande mudança, com a chegada dos motores com tecnologia sustentável. As unidades de potência serão mais eficientes do que são hoje, como aumento da energia elétrica.

Mas a Red Bull vive uma situação bastante esquisita. É que, por mais que venha de um título absolutamente dominante e que o regulamento para 2023 não apresente quase nada de diferente do que diziam as regras do início de 2022, quando da revolução para os novos carros, o time austríaco se vê em outro tipo de problema.

É que foi justamente a Red Bull a primeira a estourar o teto de gastos, ainda em 2021, mas sancionada apenas na reta final de 2022. O resultado? Multa financeira, mas, principalmente: perda no tempo de túnel de vento. Ou seja, o time que já teria menos tempo disponível por ter sido campeão, terá ainda maior redução pela punição. O que levanta séria preocupação pelos lados da fábrica de Milton Keynes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Nós provavelmente já passamos por 25% da punição, e claro que há um efeito. A quantidade de sequências que podemos fazer no nosso túnel de vento é significantemente limitadora. E acho que o time está tendo de se adaptar a isso, o que significa que você precisa apenas estar mais focado e disciplinado durante o processo de testes — no túnel ou nos simuladores”, revelou Horner pouco antes do lançamento do bólido novo.

O RB19 será o 19º carro da Red Bull na Fórmula 1 desde a chegada da marca ao grid, em 2005. O bólido será impulsionado por um motor ‘Honda RBPT’, com a montadora japonesa mantendo o apoio ao time taurino apesar de ter deixado o Mundial ao menos oficialmente ao fim de 2021.

Para 2023, a Red Bull mantém a dupla de titulares formada pelo atual bicampeão do mundo Verstappen e o mexicano Sergio Pérez. Será o terceiro ano dos dois juntos. Os reservas serão Daniel Ricciardo, que retorna ao time após cinco anos, e os jovens Liam Lawson e Zane Maloney.

Adrian Newey segue como diretor-técnico principal e comandou o projeto do carro, em time com suporte de Craig Skinner, designer-chefe, e o diretor-técnico Pierre Wache. Horner é o chefe da equipe, com Helmut Marko como consultor.

Em menos de duas décadas de F1, a Red Bull já se tornou uma das equipes de maior sucesso em todos os tempos. Ao todo, são seis títulos do Mundial de Pilotos e mais cinco do Mundial de Construtores, se mantendo no primeiro escalão de times desde a temporada 2009.

A principal metrópole americana receberá dois eventos da Red Bull em 2023, já que o lançamento do novo carro da AlphaTauri também acontece na cidade, no sábado da próxima semana (11). A terceira apresentação será da Williams, marcada para a próxima segunda-feira (6).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.