Wolff minimiza soluções da Red Bull inspiradas na Mercedes: “Cada um segue sua direção”

Após a Red Bull aparecer com um carro bem diferente para 2024 e com conceitos semelhantes ao W14, carro da Mercedes de 2023, Toto Wolff ressaltou que cada equipe segue seu caminho e explicou os motivos de ter desistido do zeropod

A Red Bull chocou o mundo do automobilismo na última semana ao apresentar o RB20 com conceitos bem diferentes. Após vencer 21 de 22 corridas em 2023, o esperado era que a equipe não mudasse muita coisa no seu carro para a Fórmula 1 2024, mas não foi isso que aconteceu. Com uma tampa do motor muito parecida a do W14, carro da Mercedes de 2023, e um sidepod diferente, os taurinos escolheram uma rota muito mais agressiva.

A escolha por abraçar conceitos de um carro que não venceu ao longo da última temporada surpreendeu. Toto Wolff, chefe da Mercedes, deu sua visão sobre os rivais se inspirarem no bólido dos alemães. O dirigente destacou que cada equipe segue seu caminho e destacou novamente os motivos que os fizeram abandonar o conceito de zeropod.

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“A verdade é que você não sabe. Cada equipe segue sua própria direção de desenvolvimento, tentando gerar tempos de volta no mundo virtual em simulações e em túnel de vento. E eles vão colocar isso no carro, não importa o que as outras equipes façam”, disse Toto.

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Verstappen abriu o período de testes da F1 no Bahrein com a liderança (Foto: Red Bull Content Pool)

“Desistimos do nosso conceito zeropod e de alguns outros recursos, porque sentimos que isso não ajudava no desempenho do carro. E é por isso que optamos por algo que à primeira vista parece um conceito um pouco mais convencional na carroceria, mas acreditamos que é uma plataforma melhor”, explicou o chefe da Mercedes.

O primeiro dia de testes de pré-temporada terminou com amplo domínio da Red Bull e Max Verstappen, indicando que os atuais campeões acertaram no conceito utilizado. Já a Mercedes fechou apenas na 12ª posição com George Russell. Questionado após a parte da manhã de testes, Wolff disse que o clima é positivo e que a ideia inicial é ter uma base mais confiável para desenvolver o carro.

“O clima é positivo. Acho que tínhamos um carro complicado e às vezes difícil de entender por que estava fazendo o que estava fazendo. Acho que a ênfase para esta temporada tem sido ter uma plataforma estável a partir da qual possamos realmente evoluir. E vamos ver se temos isso”, apontou o austríaco.

George Russell foi o 12º no primeiro dia de testes (Foto: Mercedes)

Questionado sobre se tinha visto o suficiente do W15 na manhã de abertura para confirmar isso, Wolff respondeu: “É muito difícil dizer. Tivemos um dia de filmagem ontem e então, você sabe, alguns testes aerodinâmicos esta manhã sem tempos de volta relevantes. Mas até agora, o feedback dos pilotos foi de que sim, isto é algo com que podemos começar a trabalhar e isso é encorajador”, concluiu Toto.

Os testes de pré-temporada da F1 acontecem entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), com transmissão da F1 TV e cobertura completa do GRANDE PRÊMIOcom a análise do Briefing após cada dia de atividade. As sessões vão de 4h (em Brasília) até 13h, com intervalo das 9h às 10h.

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