Red Bull confirma expectativa e anuncia Ricciardo como terceiro piloto para F1 2023
O mundo inteiro já sabia que era questão de tempo, mas a confirmação veio nesta quarta-feira (23): Daniel Ricciardo retorna à Red Bull na Fórmula 1
A Red Bull anunciou na manhã desta quarta-feira (23) o retorno de Daniel Ricciardo à equipe depois de quatro anos. O australiano teve seu contrato rescindido com a McLaren após duas temporadas abaixo das expectativas. Sem opções no grid para 2023, Ricciardo acabou tendo que se contentar com uma vaga de terceiro piloto dos taurinos.
Como terceiro piloto, Ricciardo terá como funções auxiliar a equipe nos testes e trabalho de simulador, além de participar de eventos comerciais. O australiano não deve ter as atribuições tradicionais de um piloto reserva, que devem se manter com o jovem neozelandês Liam Lawson.
Relacionadas
“O sorriso diz tudo: estou muito emocionado por voltar à Red bull como terceiro piloto para 2023. Tenho tantas memórias carinhosas do meu tempo aqui, mas ser bem recebido por Christian [Horner], Dr. [Helmut] Marko e toda a equipe é algo que aprecio muito, de verdade”, disse Daniel em comunicado oficial divulgado pela equipe.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“Para mim, pessoalmente, a chance de contribuir e ser cercado pela melhor equipe da Fórmula 1 é extremamente atraente, enquanto ainda me dá tempo para recarregar e focar novamente. Mal posso esperar para estar com a equipe e ajudar no trabalho de simulador, sessões de teste e atividades comerciais. Vamos!”, celebrou o australiano.
Aos 33 anos, Daniel retorna agora à Red Bull quatro anos após sua saída, em 2018, quando partiu para a Renault. O australiano fez sua primeira aparição com a equipe ainda em 2009, no teste de jovens pilotos da Fórmula 1 em Jerez de la Frontera. Depois de meia temporada com a Hispania e dois anos na Toro Rosso, Ricciardo finalmente recebeu uma chance na equipe de Milton Keynes em 2014.
Em cinco anos com os taurinos, conquistou sete vitórias e 29 pódios no total. Chegou a ser terceiro colocado no Mundial de Pilotos em 2014 e 2016 e colecionou algumas das vitórias mais marcantes da categoria, como o triunfo no Azerbaijão em 2017 e a sofrida vitória em Mônaco no ano seguinte.
“É ótimo trazer Daniel de volta para a família Red Bull”, disse Christian Horner, chefe da Red Bull. “Ele tem um talento enorme e uma carreira brilhante. Sei que toda a fábrica está empolgada em recebê-lo de volta em casa”, seguiu.
“No papel dele como reserva e terceiro piloto, Daniel nos dará a chance de diversificar, ajudando no desenvolvimento do carro, apoiando a equipe com a experiência e o conhecimento dele do que é preciso para ter sucesso na Fórmula 1”, indicou. “Estamos satisfeitos por trabalhar com Daniel outra vez e ansiosos por tudo que ele trará para a equipe em 2023”, encerrou.
Daniel até teve seus momentos de brilho nos dois anos com a McLaren, com o grande destaque sendo a vitória conquistada em Monza no ano passado. Mas a dificuldade para acompanhar o ritmo do companheiro Lando Norris acabou fazendo Zak Brown optar por se livrar de um contrato com valores altos e fechar com o jovem Oscar Piastri, talento da academia de pilotos da Alpine.
Sem vínculo algum, Ricciardo até viu seu nome ser especulado em outros times, como a Haas e a Williams. Mas o dono de oito vitórias na Fórmula 1 sempre deixou claro seu desejo de estar em uma equipe competitiva, e também não quis se aventurar em outras categorias, como a Indy, na qual a McLaren possui equipe.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.