Red Bull mostra RB16 sem alarde e pintura especial, mas com estranho ‘focinho’

A Red Bull foi mais uma equipe a apresentar oficialmente seu carro para a temporada 2020 da Fórmula 1. O RB16 nasceu sem novidades aparentes na pintura, mas tendo um curioso bico como atração no chassi

Com a expectativa lá no alto, a Red Bull lançou, nesta quarta-feira (12), o RB16, carro para a temporada 2020 da Fórmula 1. O carro nasce prometendo, com a equipe capitaneada por Christian Horner e Max Verstappen mirando novos passos após um 2019 promissor para bater de frente com Mercedes e Ferrari pelo título.

O RB16 é, ao menos visualmente, muito parecido com o RB15. O modelo nasceu sem pintura especial, como já havia acontecido em 2018 e 2019. O layout segue essencialmente o mesmo, assim como as curvas e detalhes do chassi. A própria Red Bull brincou com isso nas redes sociais, escrevendo que "pinturas são feitas para durar". De fato, já que a pintura não tem grandes mudanças desde 2016.

A expectativa é de que o RB16 tenha o primeiro contato com a pista já nas próximas horas. A Red Bull tem um shakedown planejado em Silverstone, com Verstappen recebendo a honra de pilotar o bólido pela primeira vez.

O novo RB16 da Red Bull para a temporada 2020 da F1 (Foto: Divulgação)

Dentre as poucas diferenças que podem ser notadas, as principais ficam na parte frontal do carro. A estrutura na ponta do bico foi redesenhada, criando um curioso bico-focinho. As mudanças valem também para os elementos aerodinâmicos que passam por baixo, remetendo às soluções adotadas pela Mercedes em anos recentes. Os bargeboards, peças à frente das entradas laterais de ar, também ganharam novo design.

Para 2020, a esquadra baseada em Milton Keynes entra em seu segundo ano de parceria com a Honda, após uma estreia bastante frutífera. Foram nove pódios e três vitórias, todas com Max Verstappen. Mais uma vez, o time vem com o holandês, e Alexander Albon, de ótima estreia em 2019, para ser aquele que faz frente a Mercedes, deixando de vez a Ferrari para trás.

 
O atual campeonato também marca o último do acordo com a Aston Martin. Lawrence Stroll acabou se tornando acionista da montadora londrina que, em 2021, vai rebatizar a Racing Point, assumindo o comando da equipe.
Detalhe da parte dianteira do novo carro da Red Bull (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)
E o RB16 está deixando toda a escuderia bastante animada. Helmut Marko mostrou otimismo extremo ao falar da preparação do time, enquanto Christian Horner apostou em uma briga de igual para igual com a Mercedes.
 
De contrato renovado, Verstappen segue como a grande estrela da companhia e com a moral elevada. O holandês acredita que vai brigar pela taça, já que o hexacampeão Lewis Hamilton "não é Deus". A Red Bull teve um tetracampeonato com Sebastian Vettel, mas, desde o novo regulamento de 2014, não conseguiu mais bater de frente com a Mercedes.

#GALERIA(10020)

 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar