Red Bull muda radicalmente acerto do carro de Vettel por corrida de recuperação em Marina de Yas

A Red Bull providenciou a troca do câmbio, mudança na relação das marchas e substituição da suspensão traseira do carro de Sebastian Vettel horas antes da largada em Abu Dhabi. Tudo em busca de uma corrida de recuperação e da permanência na liderança do Mundial de Pilotos

O fim de semana do GP de Abu Dhabi indicava ser apenas mais um passo de Sebastian Vettel rumo ao seu terceiro título mundial consecutivo na F1. Mas, no último sábado (3), a Red Bull simplesmente errou no cálculo do combustível utilizado no carro do piloto alemão, que foi ordenado a parar seu RB8 na pista na volta de retorno aos boxes após o fim da classificação, quando obteve o terceiro tempo. Uma vez que, após inspeção técnica, o tanque de combustível tinha menos que 1 L, estipulado pela regra da F1, Vettel foi punido — assim como Lewis Hamilton, em Barcelona — e largará na última colocação, mudando toda a dinâmica da corrida, antepenúltima etapa da temporada.

A Red Bull trabalhou intensamente na mudança do acerto do carro de Vettel (Fotos: Red Bull/Getty Images)

Vettel está 13 pontos à frente de Fernando Alonso, vice-líder do Mundial e único com chances reais de desafiá-lo na disputa do título. O espanhol herdou uma posição com a punição de Sebastian e largará em sexto. Vettel, por sua vez, terá de fazer uma duríssima corrida de recuperação. E a Red Bull, levando em conta as dificuldades para se ultrapassar em Abu Dhabi e a baixa velocidade final dos RB7, optou por uma mudança radical no acerto do carro do jovem alemão.

Com o carro fora do parque fechado — uma vez que a Red Bull optou por retirá-lo no fim da noite de sábado para avaliar o nível de combustível e verificar o problema —, os taurinos optaram por mudanças significativas no acerto do carro de número 1. A começar pela troca de câmbio, alterações na suspensão traseira e alteração na relação de marchas para Abu Dhabi. Tudo para obter um ganho maior de velocidade e proporcionar uma corrida de recuperação para manter Vettel na liderança do Mundial.

A título de comparação, a maior velocidade detectada no ponto de aferimento em Abu Dhabi, que fica no fim da grande reta do circuito de Marina de Yas, foi de Pastor Maldonado. O venezuelano, que vai largar em terceiro, cravou 325,8 km/h no setor com sua Williams Renault. Bruno Senna foi o dono da segunda maior velocidade, com 323 km/h. Do outro extremo da tabela do chamado Speed Trap, Vettel marcou apenas 311,4 km/h, ficando só à frente de Mark Webber, com 311,2 km/h.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube