Red Bull repudia assédio sofrido por fãs na Áustria e pede ações: “Inaceitável”

Equipe da casa enfim se manifestou publicamente sobre o assédio relatado por mulheres. Arquibancadas do GP da Áustria foram palco também de insultos racistas e homofóbicos

F1 2022: LECLERC VENCE GP DA ÁUSTRIA COM 3 ULTRAPASSAGENS SOBRE VERSTAPPEN | Briefing

A Red Bull se pronunciou sobre os casos de assédio nas arquibancadas do GP da Áustria de Fórmula 1. Após vários relatos, que também se estendem a episódios insultos racistas e homofóbicos vindos de alguns torcedores, a equipe da casa adotou posição pública e pediu por medidas das autoridades responsáveis.

“Ao mesmo tempo em que todos nós apreciamos o apaixonado suporte da maioria dos fãs em Spielberg neste fim de semana, estamos chocados em ouvir que houve incidentes de comportamento completamente inaceitável nas arquibancadas e espaços para o público”, disse a nota emitida pela Red Bull.

“Esperamos que a segurança e as autoridade lidem com isso rapidamente. Não há lugar para isso nas corridas ou na sociedade como um todo. Nós valorizamos a inclusão e queremos um lugar seguro para os fãs aproveitarem o nosso esporte”, completou o comunicado.

Fãs, principalmente mulheres, relataram muitos casos de assédio no Red Bull Ring (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

A Fórmula 1 e Lewis Hamilton já haviam se manifestado publicamente sobre os relatos de assédio. A categoria disse que estava ciente dos acontecimentos e prometeu tomar medidas para o que chamou de “comportamento inaceitável”, enquanto o heptacampeão mundial se disse “enojado”.

O comportamento da torcida na Áustria já havia chamado a atenção na classificação para a corrida sprint. Durante o Q3, assim que Lewis Hamilton bateu, as arquibancadas ficaram eufóricas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No entanto, o que acontece no circuito de Spielberg não é apenas uma questão de rivalidade entre times. Muitas mulheres, principalmente, foram às redes compartilhar o quão desconfortável tem sido comparecer ao autódromo para acompanhar a F1. “O comportamento tem sido tão… decepcionante. Minhas expectativas já não eram muito boas, mas nossa, racismo, xingamentos, assédio… a lista continua”, escreveu, por exemplo, uma torcedora no Twitter.

Comunicado oficial da Red Bull (Foto: Reprodução/Red Bull)

“Posso dizer também que é horrível. Nem 1h30 de evento desde que cheguei, pela manhã, e já recebi comentários misóginos. Depois, foi ladeira abaixo, toques inapropriados e outros comentários misóginos”, disse outra fã também na rede social.

No Instagram, o perfil “Team LH Netherlands”, em apoio a Hamilton, compartilhou uma situação absurda relatada por uma torcedora do inglês presente no Red Bull Ring. “Eu senti isso, como fã do Hamilton em meio ao exército laranja. Ontem, um grupo de cinco holandeses, fãs do Max, levantou meu vestido e, quando os confrontei, disseram que fãs do Hamilton não mereciam nenhum respeito.”

Print do depoimento recebido no Instagram pelo perfil “Team LH Netherlands” (Foto: Reprodução/Instagram)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.