Red Bull vê Albon “mais perto de Verstappen que Gasly” e indica renovação para 2021

Christian Horner sinalizou que Alexander Albon deve continuar na Red Bull no ano que vem. Em termos de performance, sobretudo em ritmo de classificação, o dirigente britânico entende que o anglo-tailandês, na comparação com Max Verstappen, é mais próximo do que Pierre Gasly foi nas suas poucas corridas a bordo do carro taurino

A Red Bull ainda não definiu a sua dupla de pilotos para a temporada 2021 da Fórmula 1, mas parece cada vez mais claro que a tendência é que Alexander Albon permaneça como companheiro de equipe de Max Verstappen. Christian Horner, chefe da equipe de Milton Keynes, traçou um comparativo entre o anglo-tailandês e Pierre Gasly, hoje na AlphaTauri, que fez a primeira parte da temporada passada como piloto da Red Bull e foi rebaixado para dar lugar a Albon. Na visão do dirigente britânico, Alex leva vantagem e tem um ritmo mais próximo a Verstappen do que o francês em ritmo de classificação.

“Acho que você precisa analisar a maneira como Max evoluiu ao longo dos últimos anos. Se você olhar pela sua média, a média de Alex é ainda mais próxima que a de Pierre no ano passado para Max”, comparou Horner durante entrevista coletiva na noite da última sexta-feira em Sakhir, palco do GP do Bahrein de Fórmula 1.

Alexander Albon desponta como favorito à vaga na Red Bull em 2021 (Foto: Red Bull Content Pool)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Em 12 GPs disputados como piloto da Red Bull, Gasly só largou uma vez à frente de Verstappen, no GP do Canadá do ano passado, em um sábado problemático para o holandês. Albon jamais largou à frente do companheiro de equipe, mas vem apresentando melhora considerável nas últimas classificações. Desde o GP de Eifel, o anglo-tailandês tem largado entre os seis primeiros no grid e, nas últimas duas provas, os GPs da Turquia e do Bahrein, fechou a segunda fila do grid. Como comparativo, há o fato também de que em 2019 a Red Bull tinha a oposição direta da Ferrari, enquanto neste ano a equipe taurina é a clara segunda força do grid.

Horner leva em conta que problemas no carro da Red Bull, sobretudo de caráter aerodinâmico, prejudicaram a evolução de Albon ao longo da temporada. “Sabemos que tivemos alguns problemas com o carro, o que tornou a vida dele particularmente difícil, e acho que trabalhamos muito para resolver e estamos resolvendo, então estamos confiantes de que a situação vai melhorar para ele e para qualquer piloto”.

O chefe da Red Bull considera também Verstappen um piloto de outro patamar, de modo que é sempre muito difícil para qualquer companheiro de equipe andar sequer próximo ao seu nível.

“Max é uma missão difícil de entender. Ele é, indiscutivelmente, o piloto mais em forma, provavelmente, em ação atualmente na Fórmula 1, e acho que seria difícil para qualquer piloto lutar contra ele”, salientou.

Por fim, Horner deixa claro que a intenção é manter Albon, o que enterra de vez as chances de Sergio Pérez, que ainda almeja a vaga de titular da Red Bull, permanecer na Fórmula 1 em 2021. Na visão do dirigente, a única chance de Alex continuar no grid no ano que vem é na Red Bull, descartando qualquer possibilidade de o anglo-tailandês voltar para a filial.

“Não acredito que ele faça parte dos planos de Franz [Tost] para o ano que vem, então ou é a Red Bull ou um ano no banco. O foco é dar a ele essa oportunidade. Ele tem duas corridas, fez um bom trabalho no fim de semana passado e conseguiu seu segundo pódio na Fórmula 1”, explicou o dirigente, que se mostrou feliz com a performance recente do seu piloto.

“Ele teve um bom primeiro treino, um bom começo de fim de semana e mais dois finais de semana para mostrar que ele é absolutamente o cara certo para estar naquele carro ao lado de Max no ano que vem. Estamos dando a ele todo o apoio possível para atingir esse objetivo”, concluiu.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Sakhir de Fórmula 1 AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube