Red Bull vê “corrida de duas metades” em Ímola e elogia Verstappen: “Pressão enorme”

Chefe da Red Bull, Christian Horner elogiou maneira como Max Verstappen lidou com o RB20 nas últimas voltas e ainda elogiou Sergio Pérez, mesmo após a oitava posição do mexicano no GP da Emília-Romanha

Max Verstappen parecia estar caminhando tranquilamente para conquistar a quinta vitória na temporada 2024 da Fórmula 1, mas, de repente, o neerlandês passou a sofrer com o desgaste dos pneus durante as últimas voltas do GP da Emília-Romanha e teve de se defender de Lando Norris. Chefe da Red Bull, Christian Horner elogiou o trabalho do tricampeão, mas ligou o sinal de alerta ao afirmar que as rivais estão se aproximando.

O dono do RB20 #1 chegou a abrir mais de 7s5 de vantagem para o piloto da McLaren, mas viu essa diferença cair em queda livre nas voltas finais e cruzou a linha de chegada apenas 0s725 à frente. Além de ter lidado bem com o desgaste dos pneus, Verstappen também soube usar bem a pista para não deixar Norris se aproximar, o que o colocou em uma situação perigosa com os comissários.

“Pressão enorme”, lembrou Horner em entrevista à emissora britânica Sky Sports após a corrida. “Como Max já havia recebido três advertências por causa dos limites de pista, ele não podia se dar ao luxo de errar um milímetro com toda aquela pressão. Um ótimo trabalho, pois Lando estava muito forte no final”, elogiou.

“Foi uma corrida de duas metades para nós. A primeira metade foi muito boa, conseguimos uma vantagem de 7s5. Na segunda metade do último stint, Lando começou a nos alcançar de maneira muito rápida”, avaliou o chefe da Red Bull, que ainda busca entender o alto desgaste sofrido por Max nos momentos derradeiros.

Verstappen sofreu aproximação de Norris na reta final (Foto: Red Bull Content Pool)

“Talvez focamos demais nos pneus médios. Construímos uma grande vantagem e, no meio do stint com o composto duro, começamos a perder temperatura. Acho que a McLaren trabalhou um pouco mais nisso e viram o benefício na segunda metade daquele stint”, destacou Horner.

Após as atualizações feitas no GP de Miami, que, inclusive, foi vencido por Norris, o time comandado por Andrea Stella deu grande salto no desempenho e se aproximou dos taurinos. A Ferrari também apresentou mudanças robustas na SF-24 em Ímola, mas não conseguiu converter as melhorias em vitória como esperava. De qualquer forma, Christian alertou sobre a aproximação das rivais.

“Podemos ver que os carros estão convergindo. As atualizações mais recentes estão deixando todos muito semelhantes. A Ferrari também está chegando, o que sempre acontece quando temos regras estáveis. Nada que não esperávamos. Neste circuito, a McLaren foi muito rápida, e a Ferrari também”, observou o dirigente.

Horner também comentou sobre a situação de Sergio Pérez, que teve uma classificação ruim e largou apenas em 11º neste domingo (19). Optando por uma estratégia diferente dos demais, saindo com os pneus faixa branca, o mexicano cruzou a linha de chegada em oitavo, somando mais quatro pontos no Mundial de Pilotos.

Sergio Pérez teve um fim de semana difícil em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

“Foi uma pena. Checo estava emocionalmente desequilibrado após a classificação. Executamos a estratégia reversa, e ele conseguiu o oitavo lugar. Em nossa análise pré-corrida, a sétima posição era teoricamente o melhor que poderíamos conseguir. Precisamos dele ajudando Max, da mesma forma que as duas Ferrari e as duas McLaren fazem”, comentou o mandatário da Red Bull.

Em último ano de contrato, Pérez precisa conquistar resultados convincentes se quiser permanecer na esquadra da marca de energéticos em 2025. Horner, no entanto, elogiou o trabalho que o piloto de Guadalajara tem feito até aqui.

“Está sendo um início de ano muito melhor [do que 2023], exceto neste fim de semana, que foi uma anomalia. Pérez está mais relaxado, menos focado no que Max está fazendo e focado em si mesmo”, finalizou.

Fórmula 1 volta de 24 a 26 de maio com o tradicional GP de Mônaco, oitava etapa da temporada 2024, nas ruas de Monte Carlo.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.