Responsável pela pista, Tilke vê “projeto ambicioso” no Vietnã e promete “ambiente de estádio de futebol”

Hermann Tilke, arquiteto responsável por várias das pistas da F1 e criador do traçado onde o Mundial vai correr em Hanói a partir de 2020, admitiu que vai ter bastante trabalho com as obras durante o próximo ano, mas prevê uma pista das mais divertidas da F1

O GP do Vietnã, nova etapa do Mundial de F1, foi anunciado no último mês de novembro. A corrida vai passar a acontecer a partir de 2020 apenas, mas os preparativos para que o circuito de rua de Hanói esteja pronto no ano que vem estão a toda velocidade. Ao menos é o que garante o responsável projetar a pista, o veterano engenheiro Hermann Tilke.
 
A pista precisa estar pronta para até abril de 2020, para quando está prevista a prova. Tilke, responsável por projetar várias das pistas mais novas da F1, é quem desenvolveu o projeto do traçado de 5.565 km. As obras começam ainda neste mês de janeiro. 
 
Tilke valorizou o trabalho e disse que o pouco mais de um ano para a realização da obra representa um tempo curto, mas que não é algo novo. 
 
"No final da reta vai haver uma arquibancada com [espaço para] 35 mil pessoas sentadas. Vai dar o ambiente de um estádio de futebol", afirmou ao site belga 'F1i.com'.
 
"Temos mais um ano inteiro até que as obras terminem. É [um projeto] bastante ambicioso, mas não é a primeira vez que estamos fazendo isso. No Bahrein, tivemos apenas 14 meses para construir um circuito completo", tentou tranquilizar.
A cidade de Hanói (Foto: Reprodução)

"Há quem possa pensar que vai ser mais fácil, porque o chão já está ali. Mas é incorreto. Há muito detalhe a considerar para uma pista completamente nova. No fim da contas, o nosso esforço é igual", afirmou.

 
A prefeitura de Hanói segue na expectativa de que o evento seja bancado pela iniciativa privada, embora ainda não tenha sido anunciado um plano de como os custos serão cobertos. Em agosto passado, o governo federal do Vietnã afirmara que não havia maneira de organizar o evento com dinheiro público.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube