Retrospectiva 2021: Räikkönen vive despedida sofrida da Fórmula 1 na Alfa Romeo

Kimi Räikkönen deixou a Fórmula 1 após 350 corridas disputadas, em última temporada na qual a Alfa Romeo não conseguiu montar um carro minimamente competitivo

VERSTAPPEN CAMPEÃO SOBRE HAMILTON: TUDO SOBRE A F1 2021 | Paddock GP #272

Kimi Räikkönen se despediu da Fórmula 1 no GP de Abu Dhabi, última etapa da temporada 2021 e sua 350ª corrida, recorde absoluto na categoria. O finlandês de 42 anos enfim irá descansar e curtir com a família após 20 anos — com apenas dois de hiato — de presença entre os melhores pilotos do mundo na F1. No entanto, o último ano de Räikkönen no grid não esteve à altura do que o campeão de 2007 conseguiu fazer em sua história.

O carro da Alfa Romeo ofereceu poucas possibilidades de brigar por boas posições tanto a Räikkönen quanto a seu companheiro de equipe, Antonio Giovinazzique também vai deixar a F1 para pilotar na Fórmula E, mas não por vontade própria. O finlandês conseguiu terminar à frente do italiano na classificação final, mas com apenas dez pontos somados contra três do #99.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Kimi Raikkonen marcou pontos pela última vez na Fórmula 1 no GP da Cidade do México (Foto: Alfa Romeo)

Räikkönen somou pontos em quatro corridas de 2022: foi décimo em Azerbaijão e Hungria, e oitavo em Rússia e México. Além disso, precisou se ausentar em duas etapas do ano — Holanda e Itália — por ter sido diagnosticado com Covid-19. Em uma temporada que oferecia poucas soluções ao veterano, a alternativa foi pontuar nas corridas em que conseguia aproveitar alguma situação para entrar no top-10.

E foi exatamente o que Räikkönen conseguiu, levando em consideração que as quatro corridas tiveram momentos caóticos, seja pelas ações dos outros pilotos durante a disputa ou as imprevisibilidades que fazem parte do mundo do automobilismo, como uma mudança climática, por exemplo.

Os furos de pneu em Baku que causaram até uma nova relargada; a patacoada de Valtteri Bottas em Budapeste ao atingir diversos carros na primeira curva; a chuva que mudou completamente a corrida em Sóchi; por fim, na Cidade do México, uma confusão iniciada por — olha ele de novo — Bottas e Daniel Ricciardo logo na curva 1 que acabou sobrando para outros pilotos na pista.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Räikkönen precisou abandonar a corrida em sua despedida da F1, após um problema nos freios da Alfa Romeo (Foto: Reprodução/F1 TV)

Desta forma, Räikkönen se despede da Fórmula 1 como um dos grandes, mesmo em uma última temporada apagada. O finlandês demonstrou a mesma calma — e ao mesmo tempo, falta de paciência — que lhe trouxeram o apelido de ‘Iceman’ em sua jornada no automobilismo. Apesar de um equipamento que ficou longe da altura que o finlandês possui na Fórmula 1, Kimi conseguiu colocar a escuderia na posição em que lhe cabia, à frente da Haas. E como dito pela própria Alfa Romeo em sua última corrida, “enfim vamos te deixar em paz”.

A dramática última volta do GP de Abu Dhabi de F1 (Vídeo: TSN)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.