Sauber abre temporada contente com confiabilidade, mas insatisfeita com velocidade final e desempenho

Adrian Sutil ressalta que será interessante ver carros mais potentes num traçado de rua como o de Albert Park


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

As resoluções de temporada nova continuam ao redor da F1. A Sauber começa 2014 ainda distante de estar satisfeita com o desempenho de seu motor Ferrari, dramaticamente atrás dos Mercedes, mas confiante que a resistência do C33 é o ponto forte do time suíço.

Nos últimos testes de pré-temporada, em Sakhir, Esteban Gutiérrez e Adrian Sutil conseguiram dar uma quantidade satisfatória de giros. Apenas no último dia de testes, Sutil deu 91 voltas pela manhã; Gutiérrez, 76 durante a tarde.

“Por um lado, a equipe fez ótimo trabalho em termos de confiabilidade e operações; por outro, ainda não estamos felizes com nosso desempenho e particularmente com nossa velocidade em retas. Nossos esforços estão em dar aos nossos pilotos a possibilidade de corrida que eles merecem”, disse o engenheiro-chefe da equipe, Giampaollo Dall’Ara.

Com a cabeça em Melbourne, os pilotos analisaram como o circuito de Albert Park e como as mudanças do carro devem se aplicar.

O C33 deu muitos giros durante a pré-temporada, mas a equipe alemã ainda não está feliz com seu desempenho (Foto: Getty Images)


(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

“Tudo é novo. Guiar na classificação vai ser bem diferente de guia na corrida. Menos downforce e mais potência serão um desafio para os pilotos. Mais velocidade final num circuito de rua como o Albert Park vai ser interessante”, disse Adrian Sutil. “Além disso, os 100kg de combustível vão causar tensão nos pit walls. Nós ganhamos experiência com o controle de combustível durante os testes, mas numa distância de corrida tudo tem de ser feito sem falhas”, seguiu o alemão.

“Tem sido um desafio me adaptar aos novos carros e às novas regras, mas chega a primeira corrida e tudo têm de se ajustar. A pista é um pouco irregular, por ser de rua, mas eu gosto muito de guiar por lá”, contou o mexicano Gutiérrez.

O engenheiro-chefe da Sauber, Giampaollo Dall’Ara, tocou em outro assunto ainda misterioso: as estratégias de corrida. Com os novos elementos de combustível limitado a 100kg por corrida, os novos carros e, claro, os pneus, ainda não se sabe bem como serão feitas as abordagens de estratégia para os GPs.

“No setor de estratégia, a unidade de potência vai influenciar o uso dos pneus, fazendo tudo ainda mais interessante. A pré-temporada deu a idéia de que os pneus ainda vão ter um papel grande na dinâmica das estratégias de corrida. Para Melbourne, a Pirelli escolheu os compostos médio e macio, o que parece uma opção conservadora”, observou Dall’Ara.

Sobre a casa da etapa inaugural da temporada, os pilotos foram só elogios.

“É especial voltar a Melbourne, onde estreei na F1. Agora, voltamos ao Albert Park numa nova era da categoria. Gosto da Austrália, é um lugar legal e eu costumo chegar uns dias antes para aproveitar Melbourne. Os fãs também estão muito animados todos os anos – é um grande evento”, falou Gutiérrez.

Melbourne é sempre um excelente lugar para começar a temporada, estou ansioso. A cidade é linda e a pista é própria para surpresas”, completou Sutil.

O GP da Austrália acontece em 16 de março, com cobertura total do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.