Vettel se defende de direção de prova e diz que pediu permissão para pilotar scooter

Sebastian Vettel apareceu pilotando uma scooter ao fim do TL1 na Austrália – algo que incomodou a direção de prova. O alemão deveria, em teoria, estar acompanhado de um fiscal de pista

Vettel faz a alegria do público ao voltar de moto para os boxes após quebra do motor da Aston Martin (Vídeo: F1)

A sexta-feira (8) da Fórmula 1 em Melbourne, teve uma cena inusitada, cortesia de Sebastian Vettel. O alemão arranjou encrenca com a direção de prova ao aparecer guiando uma scooter por conta própria no Albert Park após o encerramento do primeiro treino livre. Convocado para uma conversa com os comissários, Vettel já se defende e diz que fez tudo com a benção dos fiscais de pista.

A Aston Martin de Vettel apresentou um problema na unidade de potência durante o TL1. Não deu nem para voltar aos boxes, com Vettel tendo que se virar com o carro estacionado no terceiro setor de Albert Park.

“Eu tive um problema, tinha fumaça no carro e eu perdi potência”, recordou Vettel. “Precisei estacionar na pista, mas fiz o melhor que pude para limitar os danos e tirar da pista o mais rápido possível. Tentei evitar mais danos ao carro, e o fiscal de pista me ajudou. Ele tinha uma caixa de ferramentas, aí eu peguei uma chave hexagonal para tirar parte da carenagem e ajudar a refrigerar o carro. Foi trabalhoso”, contou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 8 a 10 de abril

Sebastian Vettel andando de scooter após o primeiro treino livre (Foto: Reprodução)

“Eu perguntei se podia voltar [aos boxes] assim que vi que o carro não pegaria fogo de novo. Só que a sessão já tinha terminado, aí eu perguntei se alguém estava vindo me buscar. Um cara veio com uma scooter e disse que eu podia sentar atrás. Eu perguntei se podia dirigir, porque eu prefiro dirigir. Ele me disse a scooter e disse que estava tudo bem, e aí eu fui. É evidente que eu gostaria de não ter o problema e poder voltar com o carro. Não estou aqui para pilotar scooters”, seguiu.

A direção de prova decidiu intervir porque, teoricamente, pilotos não podem andar na pista por conta própria. É comum ver pilotos em scooters, mas sempre na garupa – um fiscal costuma ficar com a responsabilidade de guiar no retorno aos boxes. A situação é tão rara que ainda nem é claro qual punição Vettel poderia receber da direção de prova.

O TL1 terminou com liderança de Carlos Sainz Jr., enquanto o TL2 teve Charles Leclerc em primeiro. Os dois indicam favoritismo da Ferrari, que segue forte e com aparente vantagem sobre a Red Bull.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do fim de semana do GP da Austrália AO VIVO e EM TEMPO REAL. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 0h (de Brasília). Mais tarde, a classificação acontece às 3h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.