Pérez critica confiabilidade e diz que Red Bull “luta o tempo todo” contra quebras
Sergio Pérez sofreu com problema no cilindro do RB18 em Miami, o que o impediu de brigar pelo pódio com Carlos Sainz, e demonstrou impaciência pelas seguidas quebras do carro
Depois que Sergio Pérez conseguiu parar pela segunda vez no GP de Miami, disputado no último domingo (08), para trocar os pneus duros pelos compostos médios, a sensação era de que ‘Checo’ iria partir para cima de Carlos Sainz e buscar mais um pódio com os dois pilotos da Red Bull. No entanto, o mexicano sofreu com — mais um — problema no RB18 e precisou se contentar com a quarta colocação. Pós-corrida, Pérez tentou explicar a dificuldade que teve após sentir o problema.
“Acho que foi uma falha no sensor que tivemos”, explicou Pérez. “Estava indo bem, mas então quando tivemos o problema no sensor perdemos algo em torno de 7s em duas voltas. A partir daí, foi uma corrida ruim. Mesmo com a asa móvel, eu não conseguia me aproximar de Carlos [Sainz]. O déficit nas retas era muito forte”, lamentou.
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Pérez até tentou fazer um movimento para ultrapassar Sainz na curva um, mas acabou passando reto pela Ferrari do espanhol, que fez o X para retomar a posição — mesmo com os dois pilotos muito perto de se tocarem, nenhum incidente foi registrado. O mexicano explicou que foi o único momento em que conseguiu se aproximar o suficiente, mas a sujeira fora da linha de corrida prejudicou sua frenagem.
“Eu estava forçando muito para me colocar perto dele nas curvas”, salientou o mexicano. “Meus pneus estavam superaquecendo, então assim que eu tive uma oportunidade, tentei. Estava muito sujo fora da linha. Depois disso, simplesmente não consegui me aproximar”, reconheceu ‘Checo’.
A Red Bull já sofreu com três abandonos nessa temporada — Verstappen e Pérez no Bahrein e novamente Max na Austrália —, além de ter visto o carro do atual campeão parar ainda no TL2 de Miami. Pérez reconheceu o momento delicado vivido pela equipe, que mais uma vez ficou no limiar de abandonar a corrida.
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“Precisamos continuar trabalhando duro porque estamos o tempo todo lutando contra diferentes problemas”, afirmou. “Por sorte, conseguimos terminar a corrida. Acho que em determinado ponto, esteve muito perto de acabar tudo [abandonar]”, opinou.
Chefe da Red Bull, Christian Horner reforçou o problema nos cilindros do RB18 de Pérez e admitiu que o piloto chegou perto de ter que abandonar a disputa. O britânico explicou que o problema foi solucionado pela equipe para conseguir chegar ao final da corrida, mas a potência do carro já não era mais a mesma.
“Ele teve um problema com um sensor de um dos cilindros”, explicou Horner. “Então perdeu muito tempo. Os caras [na garagem] conseguiram mover o sensor e perdeu em torno de 20 Kw como resultado. Então mesmo com a vantagem do pneu que ele tinha, ele estava provavelmente 0s5 abaixo do que o carro poderia fazer em linha reta. Acho que sem isso, ele seria segundo colocado hoje. É algo que vamos trabalhar com a Honda para tentar entender, além de garantir que não aconteça de novo”, finalizou.
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