Pérez e Latifi largam do pit-lane por troca de componentes após classificação na Holanda

Sergio Pérez e Nicholas Latifi vão largar do pit-lane logo mais no GP da Holanda após troca de componentes nos respectivos carros

Nicholas Latifi bateu forte no fim do Q2 (Vídeo: Reprodução/TV)

Horas antes do GP da Holanda deste domingo (5) começar, duas mudanças significativas no grid da corrida foram confirmadas. Como já era esperado, Sergio Pérez e Nicholas Latifi irão largar do pit-lane após Red Bull e Williams, respectivamente, promoverem alterações nos carros dos pilotos, em cenário passível de punição por conta da violação da regra de parque fechado da Fórmula 1.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No último sábado, a Red Bull já havia anunciado que trocaria o motor do piloto mexicano. ‘Checo’ vai usar a quarta unidade motriz, uma além do limite estabelecido pelo regulamento da Fórmula 1 para 2021. Com isso, Pérez, que obteve o 16º na classificação, largaria em último.

Porém, a equipe de Milton Keynes decidiu promover mais mudanças. Além de colocar um motor novo no RBR16B do mexicano, em conjunto com a Honda, fornecedora da Red Bull até o fim da temporada, ficou decidido que outros componentes do motor também foram trocados.

“Levando em conta a posição no grid de Sergio, decidimos, em conjunto com a equipe, aproveitar a oportunidade para colocar uma nova unidade de potência no seu carro. Como alguns destes componentes são de uma especificação diferente, ele vai largar do pit-lane”, afirmou a Honda em comunicado.

NICHOLAS LATIFI; GP DA HOLANDA; FÓRMULA 1; ZANDVOORT; ACIDENTE;
Nicholas Latifi vai largar do pit-lane em Zandvoort. Assim como Sergio Pérez (Foto: Fórmula 1/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Já na garagem da Williams, a jornada de Nicholas Latifi na classificação caminhava bem, mas terminou na barreira de proteção. Apesar de ter conquistado o 14º melhor tempo da sessão, o canadense bateu forte durante o fim do Q2.

Desta forma, a escuderia britânica teve de correr para fazer os reparos devidos no carro de Latifi. Um dos componentes foi o câmbio, o que, por si só, já acarretaria uma punição de cinco lugares no grid. Mas a Williams decidiu também trocar uma asa dianteira e instalar uma peça de especificação diferente. Assim, Nicholas também vai largar do pit-lane. Situação oposta do companheiro de equipe, George Russell, que larga da 11ª no GP da Holanda.

Fórmula 1 acelera neste domingo, às 10h (de Brasília, GMT-3), para a largada do GP da Holanda. Uma hora antes, o GRANDE PRÊMIO apresenta o BRIEFING pré-corrida com a prévia da etapa em Zandvoort e as últimas informações antes da largada.

O ESQUENTA DO GP DA HOLANDA DE FÓRMULA 1 | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.