Kanaan: “Norris demorou um pouquinho para amadurecer pela insegurança e é um piloto melhor hoje por causa de Piastri”
Em conversa com o GRANDE PRÊMIO, Tony Kanaan falou sobre os traumas passados de Lando Norris e explicou como Oscar Piastri ajudou no processo de evolução do companheiro de McLaren na Fórmula 1
Durante uma participação especial no programa Paddock GP, realizado na segunda-feira (30), Tony Kanaan falou ao GRANDE PRÊMIO sobre as dificuldades que Lando Norris vem enfrentando ao longo da temporada 2024 da Fórmula 1 para conseguir boas largadas nas corridas. O brasileiro até citou o momento atual de Max Verstappen como exemplo e ainda explicou como o talento de Oscar Piastri tem ajudado o companheiro de equipe a se tornar melhor.
De fato, a reação inicial ao apagar das luzes tem sido o principal calcanhar de Aquiles do #4 da McLaren. Nos GPs da Espanha, Hungria e Itália, o britânico de 24 anos começou da pole-position, mas não conseguiu se defender nos primeiros metros e acabou perdendo a liderança em todas as ocasiões. Até mesmo na Bélgica, quando partiu apenas da quarta posição, Norris cometeu um erro ao sair do traçado no contorno da primeira curva e despencou no grid. Erros que lhe custaram caro na classificação do Mundial de Pilotos.
Apesar de ter vencido o GP dos Países Baixos, a largada também não foi das melhores: Lando viu Verstappen sair mais forte e assumir a liderança, mas conseguiu dar o bote na volta 18 e recuperar a primeira posição, levando até o fim. No GP de Singapura, enfim, o vice-líder do campeonato conquistou a posição de honra e teve uma largada sólida, mantendo os adversários para trás e cruzando a linha de chegada com mais de 20s de vantagem em relação ao neerlandês da Red Bull.
Ao ser questionado por Evelyn Guimarães se o início de corrida bem-sucedido no circuito de Marina Bay teria espantado de vez o ‘fantasma’ das largadas ruins, Kanaan não teve pressa para explicar a situação vivida por Norris nos últimos meses. “Qualquer piloto, nós somos seres humanos extremamente inseguros. Mas por quê? Porque nós somos sempre julgados pelo nosso último resultado”, começou.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Globo adota ‘padrão futebol’, divide transmissões e exibe 100% dos GPs no sportv
“O Lando é uma pessoa que, você imagina… ele demorou pra caramba para ganhar a primeira corrida, e aí ficaram mandando direto para ele aquele ‘mantro’ de que ele era o eterno segundo. E isso, por mais que você fale que ‘não me afeta’, afeta, sim”, continuou.
Na sequência, Tony destacou a força mental de Piastri e explicou como isso ajudou Norris a também se tornar um piloto melhor. O novo braço direito de Zak Brown na estrutura do time papaia ainda lembrou de um momento em Austin, nos Estados Unidos, quando, ao lado de Gil de Ferran, ficou surpreso pelo ritmo apresentado pelo australiano do MCL38 #81.
“O Lando é um piloto melhor hoje por causa do Piastri, e isso não é segredo para ninguém”, afirmou. “Quando cheguei no Texas no ano passado, em Austin, onde ele [Piastri] nunca tinha visto a pista na vida, só tinha testado no simulador e, no primeiro treino, fez a curva 1 e a sequência de ‘esses’ 9km/h mais rápido que Lando — e eu sabia exatamente [qual era] o pneu que os dois estavam —, eu falei ‘hmm, esse cara…’. Olhei para o Gil e ele estava [surpreso]”, contou Kanaan.
“Lando não conseguia largar, por algum motivo, e o Piastri era bem mais forte de cabeça. Ele é psicologicamente, pela idade dele, muito bem-preparado”, elogiou Tony, deixando claro que tal característica é algo que Norris tem tentado aprender com o colega de garagem. “Lando demorou um pouquinho para amadurecer pela insegurança que foi criada e pelo que ele teve de passar para chegar aonde chegou”, apontou.
O brasileiro ainda citou Verstappen como exemplo, mencionando a instabilidade do tricampeão no Mundial deste ano desde que o mesmo começou a sofrer com os problemas no RB20. Por esse motivo, apostou que o #4 do time de Woking conseguiu superar as barreiras psicológicas do passado para conseguir repetir as boas largadas no futuro.
“Acho que o Lando se achou. Não estou dizendo que ele é o cara mais forte que tem de cabeça [no grid] hoje — mas, enfim, acho que espantou aquela inconsistência que ele tinha”, finalizou.
A Fórmula 1 agora só volta entre os dias 18 e 20 de outubro para o GP dos Estados Unidos, em Austin.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.