Torcedor agride segurança em invasão à pista de Interlagos no fim do GP de São Paulo

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram torcedores usando uma escada para invadir a pista antes da hora e até mesmo um homem dando pontapé em funcionário da segurança

A tradicional invasão de pista do GP de São Paulo rendeu cenas lamentáveis, com agressões a trabalhadores e até mesmo fãs dentro da pista antes mesmo do término da corrida, o que rendeu uma investigação da Federação Internacional de Automobilismo [FIA] e a criação de um relatório para discussão no Conselho Mundial do Esporte a Motor.

Imagens divulgadas pelo site Metrópoles mostram torcedores do setor Heineken Village, localizado na Junção, pulando grades e tentando invadir a pista com uma escada. Quando seguranças aparecem para remover o objeto, um homem agride o funcionário com um chute pelas costas. Em menor número, os seguranças acabam acuados e pressionados pelos demais invasores.

De acordo com os comissários da FIA, um grande grupo de espectadores conseguiu quebrar a barreira de segurança e entrar na pista na área de escape do S do Senna. Os organizadores da corrida admitiram a falha em termos de protocolo de segurança, também concordaram que situações semelhantes já aconteceram em Interlagos anteriormente na Fórmula 1 e que é um caso inaceitável, que poderia ter gerado consequências sérias.

O GP de São Paulo se comprometeu a lançar uma investigação para dar passos e remediar a situação a tempo da próxima corrida da F1 em Interlagos, marcada para 3 de novembro de 2024. Até o dia 30 de janeiro, um plano de contenção precisa ser entregue à FIA para solucionar as preocupações mencionadas no último domingo (5).

Invasão em Interlagos teve agressão a funcionário e caos (Vídeo: Reprodução/Metrópoles)

As invasões de pista têm sido tradicionais na Fórmula 1 nos últimos anos, mas casos recentes chamam a atenção. Ainda este ano, na Austrália, torcedores foram flagrados invadindo o circuito de Melbourne antes mesmo da bandeira quadriculada.

Fórmula 1 agora volta em duas semanas, entre os dias 17 e 19 de novembro, com o tão esperado GP de Las Vegas.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.