Toro Rosso confirma Sainz para 2015 e forma com Verstappen dupla mais jovem da história da F1

A Toro Rosso anunciou nesta sexta-feira (28) que Carlos Sainz Jr. é seu mais novo titular, confirmando as expectativas e substituindo Jean-Éric Vergne. Ao lado de Max Verstappen, o espanhol vai formar a dupla mais jovem da história da categoria, com 18 anos e meio de média

A Toro Rosso até antecipou o que estava meio que marcado para segunda-feira e resolveu confirmar que Carlos Sainz Jr. é seu mais novo piloto. O espanhol de 20 anos vai alinhar ao lado de Max Verstappen e formar em 2015 a dupla mais jovem que uma equipe já teve em toda a história da F1.

Considerando que Verstappen acabou de fazer 17, a média de ambos está na casa de 18,5 anos. É uma situação inimaginável para a F1, porém normal para uma equipe que está acostumada a formar pilotos — ou rifá-los — para chegarem à Red Bull. É o que aconteceu nesta temporada com Daniel Ricciardo e que há de rolar com Daniil Kvyat em 2015.

Sainz Jr., filho do famosíssimo piloto de rali homônimo, entra no lugar do defenestrado Jean-Éric Vergne, que se antecipara ao anúncio da Toro Rosso e divulgara sua saída da equipe anteontem. O futuro do francês é incerto e não sabido, apesar de que Toto Wolff, chefe da Mercedes, tem o elogiado com contundência, algo que pode lhe abrir uma chance no DTM.

Carlos Sainz Jr. (Foto: Dan Istitene/Getty Images)
“Estou muito feliz por me juntar à Toro Rosso. Desde que entrei no programa de jovens da Red Bull, esta era a minha meta", declarou Sainz Jr. no comunicado distribuído pela equipe. "Estou muito feliz por a Red Bull ter confiado em mim e me dado uma chance", completou.

Carlos também ressaltou sua "grande temporada na World Series", onde terminou como campeão, e seu dia de teste pela Toro Rosso. "Estou bastante ansioso para estrear na F1. Eu pude sentir como é boa a atmosfera na equipe. Nos próximos meses, vou me preparar muito para entrar no cockpit durante os testes de Jerez. Vai ser muito legal começar na F1 justamente no meu país, completou.

Todos os testes da temporada 2015 vão ocorrer em solo europeu. Depois da primeira semana em Jerez de la Frontera, a F1 vai se preparar para outras duas em Barcelona.

Nesta semana, nos testes em Abu Dhabi, Sainz foi premiado com um dia pilotando o RB10 da Red Bull, terminando na quinta posição.

AS PAZES COM O TÍTULO?

Rubens Barrichello desembarca neste fim de semana em Curitiba na condição de favorito ao título da Stock Car. O piloto precisa apenas de um quarto lugar para garantir a faixa de campeão. É a primeira vez em 23 anos de carreira que Barrichello, 42 anos, vai viver uma etapa efetivamente decisiva.

A última vez em que isso aconteceu foi em 1991, quando conquistou o título da F3 Inglesa. Naquela época, o brasileiro já chamava atenção pelos resultados vitoriosos no kart e estava só em sua terceira temporada nos monopostos.

Leia a reportagem completa no GRANDE PRÊMIO.

GRANDE PRÊMIO NO
MUNDIAL DE ENDURANCE

O fim de semana também tem a etapa final do Mundial de Endurance (WEC) em Interlagos e vai contar com a volta às pistas de Emerson Fittipaldi. O bicampeão da F1 e campeão da Indy vai guiar uma Ferrari 458 Italia.

As 6 Horas de São Paulo vão marcar também a disputa de título entre as equipes Toyota e Audi e a despedida do maior piloto da história do endurance, Tom Kristensen.

O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' o WEC em Interlagos com os jornalistas Renan do Couto e Gabriel Curty e os blogueiros Flavio Gomes e Rodrigo Mattar. Acompanhe tudo aqui.

BLOND. JANE BLOND

Diante da pior temporada de seus últimos 22 anos — sem nenhuma vitória —, a Ferrari resolveu reagir não só mudando de piloto, chefe de equipe e outras pessoas importantes de sua cúpula. E um dos pontos de partida está em descobrir os segredos de quem fez um dos melhores carros da história da F1.

Assim, a Ferrari fez uso de um espião nos testes em Abu Dhabi. Um espião, não. Uma espiã. Que logo foi batizada por 'Jane Blond', em alusão à famosa personagem de James Bond.

Leia a ESPIONAGEM/REPORTAGEM completa no GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.