Wolff diz que saídas são preocupantes e cobra estabilidade da FIA: “Existe um vácuo”

Toto Wolff falou sobre os problemas vividos pela FIA, como a polêmica investigação de conflito de interesses e a recente saída de diretores do órgão. Chefe da Mercedes pediu estabilidade da Federação

De contrato renovado com a Mercedes até 2026, Toto Wolff também comentou sobre a FIA. O atual chefe de equipe do time de Brackley chegou a passar por uma investigação por conta de um suposto conflito de interesses relacionado a sua esposa, em dezembro de 2023, mas o movimento da Federação gerou forte repercussão negativa e acabou encerrado em menos de três dias.

Ao jornal inglês ‘The Telegraph’, Toto se esquivou sobre a possibilidade de entrar com uma ação judicial contra a FIA por conta de todo o constrangimento gerado com a situação, mas afirmou que a Federação precisa ter noção do impacto de suas atitudes. Esposa do dirigente, Susie trabalha na F1 Academy, e foi acusada de repassar informações sigilosas ao marido.

“Acho que, por termos mais de 1 bilhão de pessoas que assistem nosso esporte, somos modelos. E precisamos ter ciência do impacto do que fazemos e do que fizemos. o que foi dito e a forma com que foi feita foi muito prejudicial”, afirmou Toto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Wolff admitiu que a Mercedes deveria ter mudado o projeto para 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

Wolff também apontou a preocupação com as recentes saídas da FIA. Steve Nielsen abandonou o cargo de diretor esportivo da Federação com menos de um ano no posto. Outra baixa sentida é a de Tim Goss, antigo diretor-técnico, que também anunciou saída.

“É preocupante ver muita gente boa saindo. Perder Steve Nielsen é um grande golpe. Não consigo pensar em um diretor esportivo mais experiente e justo. Como líder, o que importa é a cultura e o ambiente que você cria para que as pessoas prosperem. Quando pessoas tão competentes como estas deixam uma organização, existe um vácuo. Isso está claro. E você tem que se perguntar por que de repente tantas pessoas decidiram sair?”, seguiu.

Presidente da FIA desde o fim de 2021, Mohammed Ben Sulayem tem sofrido diversas críticas por conta da direção e o excesso de polêmicas à frente do órgão. Toto Wolff pediu mais estabilidade para a Federação.

“O que a FIA precisa é estabilidade. Ela é uma das três acionistas chaves do esporte (junto da FOM e das equipes). E como liderança dessas organizações, precisamos ditar o tom para o restante. Precisamos não apenas dizer que estamos agindo de forma transparente e ética, mas também viver de acordo com esse padrão todos os dias”, concluiu.

Fórmula 1 retorna às pistas em fevereiro de 2024, dos dias 21 a 23, no Bahrein, para os testes coletivos da pré-temporada. A abertura do campeonato acontece na mesma praça, no dia 2 de março.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.