Tsunoda vê evolução como piloto escondida por carro da AlphaTauri: “Não pude mostrar”

Yuki Tsunoda disse que melhorou como piloto de 2021 para 2022, mas lamentou queda da AlphaTauri de um ano para o outro e a falta de resultados para comprovar seu desenvolvimento

VERSTAPPEN DOMINA E ALCANÇA BICAMPEONATO | RETROSPECTIVA F1 2022

Yuki Tsunoda lamentou que as deficiências do AT03, carro da AlphaTauri para 2022, tenham mascarado seu desenvolvimento como piloto. O japonês, que chegou à Fórmula 1 em 2021 e fez um primeiro ano cheio de erros, acredita que conseguiu construir uma regularidade maior na temporada que se encerrou em novembro — no entanto, crê que essa evolução tenha ficado escondida no péssimo desempenho do carro deste ano.

“Acho que sofremos como equipe. Pelo meu lado, eu progredi bastante”, disse Tsunoda ao portal GPFans. “Em termos físicos, de mentalidade e pilotagem, [melhorei] a cada corrida. Então, fico muito feliz com a forma que atingi agora. Foi uma grande pena não poder mostrar isso com resultados, como no ano passado”, lamentou o piloto japonês.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Tsunoda se vê um piloto melhor em 2022, mas lamentou não ter conseguido mostrar (Foto: AlphaTauri)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

De fato, o desempenho da AlphaTauri despencou de um ano para o outro. Quinta colocada em 2021, com 142 pontos conquistados, o time de Faenza terminou 2022 apenas na penúltima posição entre as dez equipes, com 35 tentos —só ficou acima da Williams, que somou oito.

Tsunoda admitiu ter sofrido mais com o carro de 2021 do que com o de 2022, já que ainda fazia sua temporada de estreia na F1. Além disso, o piloto lamentou a transformação profunda que a categoria passou de um ano para o outro e admitiu que nunca tinha lidado com este tipo de projeto.

“Obviamente, o carro do ano passado era bom e eu sofri mais. Os sentimentos foram mistos, mas no geral, eu ainda aproveitei”, avaliou. “Um carro novo [em 2022], regras completamente novas, [tivemos que] nos desenvolver como equipe, e eu nunca tive esse tipo de projeto grande na carreira”, admitiu.

“Eu aproveitei. Mas como equipe, nós sofremos”, observou. “É uma pena, mas é assim que as coisas são”, encerrou Tsunoda.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.