Túneis e curva inclinada à la Zandvoort: as características da pista urbana de Madri
Madri estará de volta à Fórmula 1 em 2026, desta vez em uma corrida que vai passar pelas ruas da capital espanhola. Com túneis e uma longa curva inclinada, circuito promete ser diferente dos demais traçados urbanos do calendário
Com a confirmação de que Madri vai passar a fazer parte do calendário da Fórmula 1 a partir da temporada 2026, as primeiras informações sobre o traçado de 5.474 metros começam a surgir e apresentam algumas características diferentes dos demais circuitos urbanos da categoria. A principal delas é a largura, que vai chegar a 15 metros em alguns trechos — o que gera a expectativa de boas oportunidades de ultrapassagem.
Apenas 1,5 km dos quase 5,5 km do traçado vão passar por ruas atualmente já construídas, enquanto todo o restante ainda será desenvolvido pela organização local. A reta de largada e chegada será feita em cima da esplanada do Recinto Ferial, casa do Centro de Convenções IFEMA [Instituto de Feiras de Madri].
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Depois de uma zona de aceleração entre as curvas 3 e 5, os pilotos vão passar por baixo da estrada M-11. A curva 10 promete ser desenhada como a “marca” da pista, com uma área inclinada nos moldes de Zandvoort, nos Países Baixos. Ainda não foi decidido, porém, o nível de inclinação do local.
No retorno ao centro de exibições, os carros terão uma rápida sequência de curvas, ainda em áreas construídas especificamente para a corrida, e passarão por um túnel antes de voltarem às ruas. No fim, duas curvas de 90 graus, tradicionais em circuitos urbanos.
Outra mudança em relação às demais pistas de rua do calendário diz respeito à área do paddock, que será completamente coberta pela Fórmula 1. Vale destacar que a estreia do circuito será feita já sob o novo regulamento de motores, que também terá carros diferentes a partir de 2026. O contrato vai até 2035.
A expectativa é que o local comporte mais de 110 mil torcedores por dia distribuídos entre as arquibancadas e espaços VIPs, mas há planos de que essa capacidade seja aumentada para 140 mil pessoas durante a primeira parte do acordo. A organização acredita que a localização próxima ao aeroporto, além do transporte público ao redor, facilitaria o deslocamento de 90% do público.
A Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.
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