Túneis e curva inclinada à la Zandvoort: as características da pista urbana de Madri

Madri estará de volta à Fórmula 1 em 2026, desta vez em uma corrida que vai passar pelas ruas da capital espanhola. Com túneis e uma longa curva inclinada, circuito promete ser diferente dos demais traçados urbanos do calendário

Com a confirmação de que Madri vai passar a fazer parte do calendário da Fórmula 1 a partir da temporada 2026, as primeiras informações sobre o traçado de 5.474 metros começam a surgir e apresentam algumas características diferentes dos demais circuitos urbanos da categoria. A principal delas é a largura, que vai chegar a 15 metros em alguns trechos — o que gera a expectativa de boas oportunidades de ultrapassagem.

Apenas 1,5 km dos quase 5,5 km do traçado vão passar por ruas atualmente já construídas, enquanto todo o restante ainda será desenvolvido pela organização local. A reta de largada e chegada será feita em cima da esplanada do Recinto Ferial, casa do Centro de Convenções IFEMA [Instituto de Feiras de Madri].

Depois de uma zona de aceleração entre as curvas 3 e 5, os pilotos vão passar por baixo da estrada M-11. A curva 10 promete ser desenhada como a “marca” da pista, com uma área inclinada nos moldes de Zandvoort, nos Países Baixos. Ainda não foi decidido, porém, o nível de inclinação do local.

No retorno ao centro de exibições, os carros terão uma rápida sequência de curvas, ainda em áreas construídas especificamente para a corrida, e passarão por um túnel antes de voltarem às ruas. No fim, duas curvas de 90 graus, tradicionais em circuitos urbanos.

O mapa da pista projetado para o GP de Madri, em 2026 (Arte: F1)

Outra mudança em relação às demais pistas de rua do calendário diz respeito à área do paddock, que será completamente coberta pela Fórmula 1. Vale destacar que a estreia do circuito será feita já sob o novo regulamento de motores, que também terá carros diferentes a partir de 2026. O contrato vai até 2035.

A expectativa é que o local comporte mais de 110 mil torcedores por dia distribuídos entre as arquibancadas e espaços VIPs, mas há planos de que essa capacidade seja aumentada para 140 mil pessoas durante a primeira parte do acordo. A organização acredita que a localização próxima ao aeroporto, além do transporte público ao redor, facilitaria o deslocamento de 90% do público.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro, com os testes coletivos da pré-temporada no Bahrein, no circuito de Sakhir.

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