Bottas defende Pérez e recorda parceria com Hamilton na F1: “É fácil fazer críticas”

Valtteri Bottas já esteve em um cenário parecido com o de Sergio Pérez e contou ao GRANDE PRÊMIO os desafios de dividir a equipe com um dos melhores nomes da Fórmula 1

Longe da pressão de precisar defender uma equipe de ponta na Fórmula 1, Valtteri Bottas avaliou a situação de Sergio Pérez na Red Bull em 2023. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o finlandês, que viveu cenário bem parecido quando esteve na Mercedes, saiu em defesa do piloto mexicano e afirmou que, para as pessoas que acompanham o esporte de fora, fazer criticas é algo “muito fácil.

Pérez teve uma temporada das mais complicadas na F1 em 2023. Depois de ensaiar uma disputa pelo título e vencer duas das primeiras quatro corridas do ano, o #11 passou a sofrer com o desempenho a partir do GP de Mônaco, não conseguiu se entender com o RB19 e teve uma campanha marcada pelos inúmeros problemas em classificação e corrida. A fase foi tão ruim, que a permanência na equipe chegou a ser questionada.

Bottas viveu cenário parecido quando esteve na Mercedes, entre 2017 e 2021. A queda de rendimento começou a partir de 2018, quando teve muitas atuações ruins e não conseguiu andar próximo de Lewis Hamilton. A posição do #77, naturalmente, passou a ser questionada, principalmente por causa de George Russell, piloto da academia alemã que fazia um bom trabalho com a Williams.

Questionado pelo GRANDE PRÊMIO sobre como é aguentar as críticas sabendo que as pessoas não entendem o quão complexo é dividir a garagem com um dos melhores nomes da história do esporte, respondeu.

“É bastante fácil fazer críticas, pois é uma categoria com muitas sensibilidades. Todo piloto passa por altos e baixos, o nível de confiança varia muito. Então, quando você está competindo contra um campeão mundial, são pequenas coisas que fazem a diferença, e é bem fácil para as pessoas criticarem. Estou bem com isso, porque sei o quão fácil é falar de fora e comentar sobre a pilotagem ou os resultados de alguém, é assim que é. O esporte tem pequenos detalhes, é isso que tenho tentado lembrar às pessoas.”, contou ao GRANDE PRÊMIO.

“É a mesma coisa para o Checo [Sergio Pérez]. Ele mostrou mais cedo no ano que pode estar muito perto do Max [Verstappen], às vezes até vencer, mas apenas uma pequena queda na confiança e as coisas podem tomar um rumo negativo e, assim, não é fácil se recuperar dessa situação. E, claro, com as equipes maiores, quando há uma grande diferença de pontos entre os pilotos, as coisas não são preto e branco, nem sempre os carros são iguais. Em certo ponto, as equipes podem colocar um piloto em um papel de apoio, e talvez nem todos percebam”, concluiu Bottas.

Fórmula 1 retorna às pistas em fevereiro de 2024, dos dias 21 a 23, no Bahrein, para os testes coletivos da pré-temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.