Bottas diz que “fim não está próximo” na F1 e mira contrato longo em 2025

Com contrato válido até o fim de 2024, Valtteri Bottas foca no projeto da Audi e planeja ficar mais alguns anos na Fórmula 1

Valtteri Bottas é mais um que está sem contrato para a temporada 2025 da Fórmula 1. O experiente finlandês sente que ainda tem lenha para queimar e espera fechar contrato de longa duração com uma equipe competitiva para os próximos anos. No entanto, o piloto da Sauber voltou a afirmar que o objetivo é fazer parte do projeto da Audi, que chega à categoria em 2026.

Companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes até 2021, Bottas foi substituído por George Russell e teve de fazer as malas para Hinwill, onde assumiu o papel de liderança na modesta Sauber. Aos 34 anos, Valtteri ainda tem o desejo de competir por coisas grandes dentro do esporte a motor e, por isso, pretende continuar ativo na F1.

Questionado pelo portal Planet F1 se ele gostaria de permanecer tanto tempo em atividade quanto Fernando Alonso, que tem 42 anos e estreou na classe rainha em 2001, Bottas não descartou tal possibilidade. “20 temporadas? Acho que é possível”, disse o companheiro de Guanyu Zhou.

“Ainda não estou pensando tão longe, mas, pelo que vejo, o fim na F1 não está próximo. Definitivamente, quero estar aqui por alguns anos e ter sucesso. O objetivo e a motivação agora é tentar voltar à frente [do grid] de alguma forma”, revelou.

Valtteri Bottas espera continuar na F1 por muitos anos (Foto: Sauber)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Para 2025, apenas Hamilton, Russell, Lando Norris, Oscar Piastri, Alexander Albon — embora a Williams não tenha anunciado oficialmente — e Max Verstappen possuem contrato. Com a saída do heptacampeão da Mercedes para a Ferrari, Bottas já disse que não descarta a possibilidade de retornar à antiga casa, mas afirmou que ainda vai analisar o mercado e que a prioridade é competir pela Audi quando a fabricante alemã assumir o controle total das operações da Sauber em 2026.

“Acho que pode haver oportunidades interessantes, com base na forma como o ciclo de contratos de pilotos tem acontecido. Na verdade, existem algumas situações abertas em equipes diferentes”, observou o dono do carro #77.

“Haverá oportunidades, mas, no momento, minhas prioridades são o projeto Audi e conseguir um contrato de longo prazo por lá. Idealmente, como líder. Esse é o meu maior objetivo em termos do que posso ver hoje, mas, obviamente, as coisas podem mudar”, destacou.

Entre 2014 e 2017, quando competiu pela Williams e, posteriormente, Mercedes, Bottas somou dez vitórias e 67 pódios. Por outro lado, na Sauber ele tem brigado regularmente pelas últimas posições do grid. Ainda assim, Valtteri espera que as equipes de ponta reconheçam seu histórico e lhe deem uma nova oportunidade.

Seja qual for o destino, Bottas quer compromisso de longo prazo com futura equipe (Foto: AFP)

“Espero que as pessoas que tomarão as decisões sintam que não preciso provar nada”, disse ele. “Se você olhar meu histórico, se eu tiver o carro [certo], eles deveriam saber o que posso fazer”, continuou.

“Mas ainda assim é uma motivação a mais, com certeza, para se sair bem, porque, infelizmente, a memória desse esporte é muito curta para muita gente. Você tem uma temporada normal e as pessoas vão te esquecer. Então quero ter um bom ano”, sublinhou Bottas.

Independentemente de qual seja o destino, o finlandês espera assinar um contrato de longa duração. “Eu, definitivamente, sinto que é melhor se puder se comprometer com uma equipe e não ter distrações com contratos e outras coisas”, justificou, antes de concluir: “Então, onde quer que eu vá, idealmente, estarei lá por bastante tempo.”

Fórmula 1 volta entre os dias 22 24 de março com o GP da Austrália, terceira etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do fim de semana.

O FANTASY GAME DO GRANDE PRÊMIO: clique na imagem, faça seu cadastro e dê os palpites para a próxima etapa da F1
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.