Vice-primeiro-ministro pede foco em resgates e sugere adiamento do GP da Emília-Romanha

Matteo Salvini, que é também Ministro de Infraestrutura na Itália, avaliou que, neste momento, o foco tem de ser nos resgates aos afetadas pelas fortes chuvas e inundações no norte do país e sugeriu que a corrida da Fórmula 1 neste fim de semana seja adiada

Vice-primeiro-ministro da Itália e ministro da Infraestrutura, Matteo Salvini defendeu que o GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 deste fim de semana seja adiado. O representante do governo italiano avaliou que é hora de focar os esforços no resgate aos afetados pela emergência climática.

Na terça-feira, integrantes da F1 tiveram de deixar o circuito de Ímola por conta do risco de inundação. Nesta quarta, as autoridades pediram que as sequer se dirijam ao circuito Enzo e Dino Ferrari.

A situação é crítica na região da Emília-Romanha, no norte da Itália (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

De acordo com a agência de notícias Reuters, as autoridades de EmíliaRomanha confirmaram que três corpos foram encontrados nas cidades de Forli, Cesena e Cesenatico. 14 rios transbordaram na região, obrigando moradores a subirem nos telhados dos prédios, como aconteceu em Cesena, onde bombeiros fizeram resgates usando helicópteros e botes.

“O adiamento do GP em Ímola, previsto para o fim de semana, é adequado diante da emergência pelo mau tempo que assola Emília-Romanha”, disseram fontes do Ministério à agência de notícias Ansa. “Também tendo em conta os contatos diretos entre o ministro, as instituições e associações implicadas”, seguiu.

“Vamos nos dedicar aos resgates. Nesta fase, temos de concentrar todos nossos esforços para fazer frente à emergência, evitando também sobrecargas de tráfico em uma região muito afetada”, defendeu Salvini. “A esperança é que o GP possa ser realizado em um momento posterior. Os fãs da F1 vão entender e apoiar essa escolha”, avaliou.

Presidente da região de Emília-Romanha, Stefano Bonaccini pediu que a população fique distante dos rios e cursos d’água.

“Não se aproximem dos rios. Quem vive em regiões próximas a cursos d’água deve se mudar para andares mais altos”, postou Bonaccini no Facebook.

No início de maio, a região de Emília-Romanha já tinha sido afetada por fortes chuvas, que deixaram o saldo de pelo menos dois mortos.

Fórmula 1 retorna com o GP da Emília-Romanha, sexta etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 AO VIVO EM TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.