Williams reconhece pressão e diz que Masi “lidou bem” com final da F1 2021 em Abu Dhabi

Jost Capito, chefe da Williams, falou sobre a final da F1 2021 e defendeu Michael Masi, então diretor de provas. Segundo ele, o australiano "lidou bem" de acordo com a pressão do momento

HAAS APRESENTA PINTURA DO VF-22, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA F1 | React

A final da Fórmula 1 2021 ainda não teve um desfecho. Isso porque, após as polêmicas e conturbadas decisões de Michael Masi, então diretor de provas, e comissários, a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) faz uma investigação e análise de entendimento a respeito de tudo que aconteceu em Abu Dhabi. As equipes, inclusive, terão uma discussão com a entidade no dia 14 de fevereiro, na reunião da Comissão da Fórmula 1

Jost Capito, chefe da Williams e de Nicholas Latifi, que causou o safety-car na volta 53, crê que Masi fez o possível para aquele momento, dada as dificuldades de tomar uma decisão sob tanta pressão. Capito revela que conversou com os comissários para entender a grande confusão e, após analisar bem, crê que a postura foi correta.

“Conheço Masi muito bem, eu o encontrei algumas vezes”, disse Capito, em entrevista ao podcast Collecting Cars. “Eu tive discussões com ele e com os comissários, especialmente com Emmanuelle Pirro [ex-piloto e que faz parte da comissão da FIA]. Quais são os problemas, quais são as dificuldades que os comissários e Masi passam durante uma corrida e vejo que é muito, muito difícil”, acrescentou.

“Mas acho que eles lidaram muito bem com o que está acontecendo. E também Masi é muito profissional, não acredito que ninguém na FIA ou os comissários tenham preferência com alguma equipe ou qualquer piloto”, seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MAX VERSTAPPEN; LEWIS HAMILTON; ABU DHABI;
Polêmico GP de Abu Dhabi ainda rende assunto nas análises de Fórmula 1 (Foto: AFP)

LEIA TAMBÉM
Inconformada, Mercedes diz que Fórmula 1 “não pode rasgar regras pelo bem do show”
Chefe da Mercedes vê rivalidade com Red Bull igual a “boxeadores trocando socos”
Villeneuve crê que Hamilton faz silêncio para fugir do jogo de “mau perdedor” Wolff

O mandatário da equipe de Grove volta a falar sobre a pressão nas costas de Masi e companhia. “Você tem de tomar as decisões de forma rápida e imediata, e essa decisão é vista por milhões ou bilhões de pessoas ao mesmo tempo”, explicou.

“É uma pressão enorme. E acredito que eles lidaram muito bem com isso. O que acho que não está certo é que pode haver uma conversa com os chefes de equipe ou qualquer pessoa da equipe com o diretor de prova durante a corrida. A transmissão não é o problema. Acho que é a conversa em si. É o mesmo quando você olha para o futebol, o treinador discutindo com um árbitro durante a partida”, completou.

 “Além disso, essas decisões durante a corrida não devem ser protestadas ou analisadas [depois]. Se você tem uma partida de futebol e houve um pênalti, o pênalti não será cobrado após a partida se parecer que não foi certo. Acho que isso deve ser esclarecido pelas regras e essa é a única coisa que acho que deve ser feita”, concluiu Capito.

Em relação à comunicação da direção de prova com as equipes, Ross Brawn, diretor esportivo da F1, revelou que tem como ideia diminuir essa conversa a partir de 2022.

OS LANÇAMENTOS MAIS AGUARDADOS DA F1 2022

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.