Antonelli vê início do sonho na F2 2024 virar pesadelo em ‘apagão’ da Prema no Bahrein

O novo carro virou a Fórmula 2 de ponta-cabeça no Bahrein, transformando a Prema numa equipe de fundo de pelotão. Um desafio a mais para Andrea Kimi Antonelli, que agora terá de mostrar o que é capaz de fazer com um equipamento mais problemático nas mãos

Se a estreia de Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 2 fosse definida por um meme, certamente seria ‘o início de um sonho/deu tudo errado‘. E nem dá para colocar a rodada quase catastrófica no Bahrein na conta do italiano porque o novato ainda conseguiu arrancar um pontinho com um carro que em momento algum fez frente aos adversários.

A temporada começou no último final de semana, em Sakhir, com grandes expectativas sobre a estreia do novo carro e de Antonelli — que do dia para noite viu seu nome no topo da lista de candidatos à vaga de Lewis Hamilton na Fórmula 1 já no ano que vem. Isso mesmo ainda sem preencher todos os requisitos exigidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a superlicença.

Só que a Mercedes nunca escondeu o encanto pelo jovem de 17 anos. Mais que isso: a atitude de pular o rapaz da FRECA direto para a F2 também indicava pressa e necessidade de um preparo efetivo mirando a F1. O próprio Toto Wolff admitiu que deu a Hamilton um contrato flexível para não perder a chance de contratar Antonelli.

De fato, Kimi tem no currículo resultados de encher os olhos nas categorias de base, com títulos nas F4 Italiana e Alemã além da FRECA, e ainda chegou à F2 em uma das melhores equipes num momento de transição de carro, com todos tendo de se adaptar ao novo modelo. Cenário perfeito, portanto, para se colocar em pé de igualdade contra possíveis favoritos.

Andrea Kimi Antonelli conseguiu marcar o primeiro ponto na F2 no Bahrein (Foto: F2)

O que ninguém esperava era que justamente a mudança técnica fosse virar o jogo de ponta-cabeça — ou melhor, se há sempre algo capaz de quebrar sequências e domínios são alterações no regulamento técnico. Com um carro completamente diferente do usado desde 2018 e uma aerodinâmica nova, com efeito-solo, a Prema tomou um golpe que fugiu totalmente do seu controle. Oliver Bearman, por exemplo, declarou após não passar do 19º lugar na classificação que “faltou confiança para forçar com o carro, o que fica em evidência em classificações em que é preciso ir ao limite de forma consistente”.

Antonelli disse que o desempenho da Prema não foi tão bom “especialmente com o segundo jogo de pneus”, pois a equipe não esperava mudança na aderência. “Não é onde queremos estar, mas estamos trabalhando duro para chegar lá e continuaremos nos esforçando para as corridas”, acrescentou o novato.

Foi um artifício que, de certa forma, acabou jogando ainda mais pressão sobre Kimi. Teria o garoto condições de reverter a situação e mostrar algo que justificasse todo o frenesi em torno de si?

Na corrida sprint, Antonelli conseguiu subir três posições e cruzar a linha de chegada em 14º, mas avaliou a decisão de trocar os compostos duros pelos macios como equivocada, afirmando que teria brigado pelo top-10 se tivesse permanecido com os pneus de faixa branca. A experiência, contudo, valeu para a corrida principal, com Kimi conseguindo arrancar um suado ponto.

“Tive muito azar na largada, pois fui tocado por trás quando tentava evitar um incidente. Escapei e perdi algumas posições. Com pneus duros, o ritmo foi bastante forte. Conseguimos voltar ao top-10 e manter um bom ritmo. Com os macios, tivemos mais dificuldades que o esperado. Temos de analisar profundamente isso, porque comparado aos duros, com os quais fomos bastante competitivos, o ritmo não foi igualmente forte”, detalhou Antonelli, que se mostrou satisfeito com a forma como administrou a corrida em Sakhir.

Oliver Bearman recebeu elogios de Toto Wolff (Foto: Ferrari Driver Academy)

Há, todavia, um ponto que pode ser, sim, celebrado: em todo o final de semana no Bahrein, Kimi obteve resultados melhores que Bearman, e Wolff tem toda razão ao colocar o britânico como o principal parâmetro para a estreia de Antonelli na F2. Em nenhum momento do final de semana, a Prema mostrou ser adversária para fazer frente a equipes como Rodin, Campos, Invicta e ART. Ficou claro após o treino livre que a luta dos italianos seria para marcar pontos, e nesse quesito, Antonelli foi quem levou a melhor.

É cedo ainda para dizer que a Prema já é carta fora do baralho, mas considerando que a segunda corrida já é neste final de semana, em Jedá, difícil imaginar que haja um progresso significativo o suficiente para colocar Antonelli na briga no pelotão da frente. Mas se olharmos pelo lado positivo, vai ser ainda mais interessante ver como o garoto se sairá com um carro ruim nas mãos.

Fórmula 2 retorna já neste final de semana, com a rodada da Arábia Saudita, em Jedá, entre os dias 7 e 9 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.