Vesti exalta performance apesar de perda de título da F2: “Vou deitar na cama orgulhoso”

Frederik Vesti manteve vivas as chances de título até o fim, por isso afirmou que apesar da frustração natural, deixa Abu Dhabi orgulhoso do próprio trabalho

Frederik Vesti manteve viva até a última volta da corrida 2 de Abu Dhabi a chance de título da Fórmula 2 2023. Após vencer a sprint e ainda levar o ponto extra da melhor volta, ousou na estratégia, brigou com Théo Pourchaire roda a roda e cruzou a linha de chegada em terceiro, porém o quinto lugar foi determinante para a conquista do rival. Apesar da natural frustração, deixou Yas Marina orgulhoso da própria performance.

Vesti largou para a corrida principal em nono tendo apenas o seguinte cenário pela frente: ser, no mínimo, terceiro colocado. Se cruzasse a linha de chegada do quarto para baixo, o título seria de Pourchaire. Em terceiro, porém, teria de fazer a volta mais rápida para forçar o piloto da ART a pontuar — e considerando que o #5 partiria apenas de 14º, era a possibilidade mais real.

A primeira parte do plano foi, então, posta em prática. Com uma estratégia mais ousada, optando pelo primeiro stint longo para recuperar terreno no fim com os compostos macios, Vesti acabou se encontrando com Pourchaire após o pit-stop, embate que valeu o ingresso e justificou a chegada dos dois em Abu Dhabi como postulantes ao título.

“Estou frustrado pela perda do título, lutei muito este ano, fiz ótimas corridas e um ótimo campeonato”, avaliou Vesti. “Sabia que o título não estava perdido, as três rodadas anteriores foram incrivelmente difíceis, perdi a liderança em Spa e não consegui ir bem nas corridas principais”, acrescentou.

Frederik Vesti ficou com o vice-campeonato de 2023 (Foto: Prema)

“Gerenciei tudo neste final de semana, sabíamos o que tinha de ser feito se quiséssemos uma chance e demos absolutamente tudo”, frisou Frederik. “Acho que provamos isso hoje [domingo], indo de nono para terceiro e travando grandes duelos”, acrescentou, demonstrando alívio por, no fim, não ter levado a pior na briga contra Zane Maloney.

Sobre o embate contra Pourchaire, Vesti disse que não esperava justamente pelas posições de grid. “Esperava não ter de brigar com o Théo e estar à frente, mas sabia que os pneus [macios] teriam muito mais ritmo.”

“Saí logo atrás dele. Perdi muito tempo atrás dele e terminei em terceiro, foi o melhor que poderíamos com o desenrolar da corrida, por isso não estou decepcionado. Posso deitar na cama esta noite orgulhoso. Claro que estou triste por não ter conquistado o título, mas aprendi muito ao longo deste ano e estou ansioso para levar isso adiante na minha carreira”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.