Piastri vence corrida 2 na Arábia Saudita e fica a um passo do título da F2. Fittipaldi é 7º

Oscar Piastri venceu e colocou uma mão e meia na taça de campeão da Fórmula 2. Enzo Fittipaldi foi o melhor brasileiro e terminou em sétimo

Max Verstappen bateu no momento decisivo da classificação e ficou sem a pole na Arábia Saudita (Vídeo: Band)

Oscar Piastri está a um passo de ser campeão da Fórmula 2 na sua temporada de estreia. O piloto da Prema viveu uma jornada notável na noite deste sábado (4) em Jedá e venceu a corrida 2 da rodada tripla da Arábia Saudita, a quarta do australiano neste 2021. O líder do campeonato travou grande duelo com Jehan Daruvala, da Carlin, pela liderança, embora o indiano já tivesse sido punido por 5s pela direção por ter obtido vantagem ao cortar uma das curvas do circuito urbano.

Além de Daruvala, Christian Lundgaard, da ART Grand Prix, também foi punido pela mesma infração. Os dois terminaram na pista em segundo e terceiro em prova que foi encerrada com safety-car em razão da batida sofrida por Liam Lawson, da Hitech. Assim, Bent Viscaal, da Trident, comemorou a segunda posição, enquanto Robert Shwartzman foi o terceiro e completou o faraônico pódio de Jedá.

Dan Ticktum, da Carlin, foi o quarto, enquanto Jack Doohan, que estreia na Fórmula 2 neste fim de semana, foi o quinto colocado com o carro da MP, seguido por Théo Pourchaire, também da ART Grand Prix. Destaque também para Enzo Fittipaldi, que terminou a disputa em sétimo depois das punições a Daruvala e Viscaal. Guanyu Zhou, com chances remotíssimas de título, foi o oitavo com o carro da UNI-Virtuosi, seguido por Ralph Boschung, da Campos, e Felipe Drugovich, o décimo. O brasileiro da UNI-Virtuosi enfrentou problemas depois da disputa com Jüri Vips no começo da corrida. Jà Guilherme Samaia sequer conseguiu completar uma volta neste sábado. O piloto da Charouz foi abalroado novamente em um incidente no primeiro giro da corrida noturna.

OSCAR PIASTRI; PREMA; FÓRMULA 2; JEDÁ; ARÁBIA SAUDITA;
Oscar Piastri venceu pela quarta vez na temporada 2021 da F2 (Foto: Prema Powerteam)

Na classificação do campeonato, Piastri soma 200 pontos, enquanto Shwartzman, seu companheiro de equipe na Prema, tem 153. Zhou segue em terceiro, mas tem 143 tentos. O australiano vai comemorar a conquista do título na Arábia Saudita se conseguir abrir 66 pontos de vantagem para o segundo colocado na tabela do campeonato.

A corrida que pode coroar Piastri como campeão da Fórmula 2 tem largada prevista para 11h (de Brasília, GMT-3) deste domingo e vai contar com transmissão ao vivo do canal por assinatura BandSports e também do serviço de streaming F1 TV Pro. O piloto australiano vai largar na pole da prova principal do fim de semana da categoria de acesso à F1.

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 na Arábia Saudita

Com Jehan Daruvala na frente em razão da regra do grid invertido em relação aos dez primeiros da corrida 1 e de uma punição sofrida com a perda de posições da prova mais cedo, a Fórmula 2 acelerou com a segunda disputa do sábado na Arábia Saudita.

Foi uma disputa que não começou bem para Guilherme Samaia, que sequer conseguiu andar neste sábado. Acertado por Olli Caldwell na prova da tarde, o brasileiro da Charouz foi envolvido num incidente protagonizado pelo novato Clément Novalak, que acertou também Marcus Armstrong, justamente o vencedor da corrida 1. Alessio Deledda, da HWA, também abandonou a corrida.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

SALSEIRO; LARGADA; GP DA ARÁBIA SAUDITA; FÓRMULA 2;
Salseiro na largada da corrida 2 da Fórmula 2 em Jedá (Foto: F2/Twitter)

Depois do período de intervenção do safety-car, a corrida foi retomada na volta 5 em Jedá. Daruvala manteve a liderança, enquanto Piastri, em segundo lugar, já pressionava o indiano na luta pela vitória. Felipe Drugovich era o oitavo colocado e estava três posições à frente de Enzo Fittipaldi.

Só que a bandeira amarela voltou a tremular enquanto o safety-car retornou à pista. Em disputa por posição, Jüri Vips se chocou com o carro de Drugovich, levou a pior, teve o bólido avariado e abandonou a disputa. O estoniano reconheceu o erro na manobra e assumiu: “Fui estúpido”.

Daruvala manteve a liderança quando a corrida foi retomada com bandeira verde, logo depois, mas seguiu sendo pressionado por Piastri. Para seguir na ponta, o indiano teve de cortar uma curva e exceder os limites de pista. Viscaal era o terceiro, seguido por Lundgaard e Dan Ticktum em quinto. Drugovich, depois da disputa com Vips, caiu para décimo, uma posição atrás de Fittipaldi.

JEHAN DARUVALA; FÓRMULA 2; JEDÁ; ARÁBIA SAUDITA;
Jehan Daruvala foi punido em 5s por ter cortado a curva em Jedá (Foto: F2/Twitter)

Com o carro avariado após disputa com Vips, Drugovich despencou na corrida e caiu para 14º, ficando sem qualquer chance de pontuar. Daruvala, por sua vez, seguia na frente, mas foi punido pelos comissários de prova com 5s por ter obtido vantagem ao cortar a curva quando defendia a posição contra Piastri.

Ou seja, virtualmente, o líder da prova era o australiano, que mesmo assim não desistiu de fazer a ultrapassagem. Outro punido pela mesma infração foi Christian Lundgaard, que era o terceiro.

Daruvala e Piastri travaram um grande duelo pela liderança. Mesmo estando na frente com a punição ao indiano, o líder do campeonato queria ganhar a ponta na pista. A grande batalha entre os dois era seguida de perto por Lundgaard, que também estava punido, Bent Viscaal, Robert Shwartzman e Jack Doohan, que surpreendia ao colocar o carro da MP em sexto lugar.

JEHAN DARUVALA; OSCAR PIASTRI; FÓRMULA 2; ARÁBIA SAUDITA;
Oscar Piastri e Jehan Daruvala travaram duelo feroz pela ponta em Jedá (Foto: F2/Twitter)

Piastri tanto insistiu, tanto lutou, que conseguiu fazer a ultrapassagem sobre Daruvala. Com excelente performance, o australiano colou na traseira do carro da Carlin na reta dos boxes e fez a manobra para enfim assumir a dianteira de fato da corrida. Mais atrás, Enzo Fittipaldi era o décimo, enquanto Drugovich aparecia em P13.

A prova seguia para a reta final quando Liam Lawson bateu forte no muro e abandonou. Como consequência, a direção de prova acionou o safety-car pela terceira vez. Na prática, a corrida foi encerrada em regime de bandeira amarela e serviu para coroar, novamente, Oscar Piastri como vencedor. Fittipaldi, em razão das punições impostas a Daruvala e Lundgaard, terminou em sétimo e somou 2 pontos.

BRIEFING | TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DA FÓRMULA 1 E A POLE DE HAMILTON NA ARÁBIA SAUDITA
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.