Afastando-se das corridas, Volvo despreza F1 e Le Mans e faz elogios somente à F-E: “A mais competitiva que há hoje”
O vice-presidente de vendas e marketing da Volvo disse que a única categoria que é interessante para sua montadora no momento é a F-E — embora ele não considere essencial que uma marca de carros esteja envolvida com o automobilismo
O automobilismo não é uma plataforma muito aproveitada pela Volvo, tanto que a montadora sueca anunciou no último mês de dezembro que está se afastando das pistas, mas há um campeonato que ainda é analisado pela cúpula da fabricante: a recém-criada F-E.
Vice-presidente de marketing e vendas da Volvo, Alain Visser afirmou em entrevista à edição sueca da revista ‘Auto Motor und Sport’ que o automobilismo está longe de ser essencial para uma marca que quer fazer carros de luxo. Aliás, F1 e Le Mans são duas modalidades que não lhe agradam nem um pouco.
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Segundo o dirigente, a categoria dos carros elétricos ainda está apenas engatinhando, mas será observada atentamente pela Volvo com o passar dos próximos anos.
“Veja a Land Rover e a Jaguar, marcas de luxo que não competem. As corridas não estão no nosso DNA, e por que fazer como todos os outros? Podemos ser uma marca de luxo sem o automobilismo”, disse.
“Em comparação com outras categorias, é muito melhor colocar dinheiro na F-E, mas é definitivamente algo em que estamos de olho. A audiência e a cobertura da imprensa ainda é limitada, mas este é um conceito que eu acredito que pode crescer”, falou.
“Acompanhamos o campeonato muito atentamente e fizemos uma análise bem profunda, mas não tomamos uma decisão. Quando você tem um orçamento limitado, precisa considerar com muito cuidado onde o dinheiro será investido”, continuou.
Visser definiu a F-E como a categoria “mais competitiva que há hoje no automobilismo”. E ainda rechaçou a hipótese de fazer qualquer investimento pesado em uma aventura da Volvo nas 24 Horas de Le Mans, a corrida mais “burra” que existe: “Custa € 20 milhões (mais de R$ 60 milhões) para colocar um carro na pista e você aparece na mídia por 24 horas, depois mais nada por um ano. Há investimentos melhores”.
A Volvo tem programas oficiais no campeonato sueco de turismo e também na V8 Supercars, da Austrália, e não pretende renovar nenhum dos contratos, que se encerram em 2015 e 2016, respectivamente.