D’Ambrosio lidera TL3 em Nova York marcado por bueiro solto e batida de Paffett
O terceiro treino livre para o eP de Nova York, agora na preparação para a corrida 2, foi de Jérôme D'Ambrosio. Entre os postulantes ao título, Jean-Éric Vergne foi sexto
O terceiro treino livre para o eP de Nova York, primeira atividade do derradeiro domingo (14) da temporada 2018/19, não teve muitas voltas rápidas. Na realidade, apenas poucos pilotos partiram para simulação de classificação e, entre esses, Jérôme D'Ambrosio partiu e cravou 1min09s712.
O grande momento da sessão, entretanto, foi quando um bueiro se abriu, com a tampa ficando dentro da pista, e tomou cerca de 12 minutos do treino na pista do Brooklyn. Mais tarde, nova bandeira vermelha: agora por conta de um acidente de Gary Paffett. Como a batida aconteceu com 5 minutos no relógio, a sessão não foi retomada.
Big shunt into the wall for @GaryPaffett as the last practice session of the season comes to an end #ABBFormulaE #NYCEPrix pic.twitter.com/9HqA7LCrdL
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) 14 de julho de 2019
Atrás de D'Ambrosio, Robin Frijns, Alexander Sims, Daniel Abt, Oliver Rowland, Jean-Éric Vergne, Stoffel Vandoorne, Lucas Di Grassi, Alex Lynn e Sébastien Buemi formaram o top-10. Felipe Massa foi o 13º e Mitch Evans, outro candidato ao título, ficou no 14º posto.
Veja os horários da Fórmula E em Nova York.
Relacionadas
Confira como foi o treino:
O começo do treino foi quase tão ensolarado quanto no dia anterior e devagar. Daniel Abt assumiu a ponta nos primeiros minutos, mas os tempos ainda eram altos e os pilotos focavam nas simulações de corrida.
José María López, Stoffel Vandoorne e Alexander Sims passaram pela ponta nos minutos seguintes, mas os movimentos ainda eram de tranquilidade – e menos travada de pneus do que nos treinos livres do sábado.
Os candidatos ao título passaram ao comando. Lucas Di Grassi tomou a ponta com mais ou menos 35 minutos restantes, mas Jean-Éric Vergne apareceu na dianteira na sequência. Quando o relógio apontava 28 minutos restantes, entretanto, bandeira vermelha. O motivo foi uma tampa de bueiro solta na volta 14.
A equipe de reparação do bueiro (Foto: Reprodução/Twitter)
Foram 12 minutos de paralisação até que a bandeira verde retornasse. Apenas quando a marca dos 10 minutos finais que as voltas mais velozes começaram a aparecer. Jérôme D'Ambrosio, bem quieto por todo o fim de semana, apareceu na ponta com 1min09s717.
Mais gente se colocou na marca de 1min09s: Robin Frijns, Alexander Sims, Abt, Oliver Rowland e Vergne, essa ordem, formavam o top-6 – ninguém ainda com o tempo do TL2 do sábado, melhor do fim de semana até aqui -, quando a bandeira vermelha apareceu novamente.
Gary Paffett simplesmente não conseguiu contornar a curva e foi de frente no muro. Paffett saiu normalmente, mas preocupação com o carro para a classificação de logo mais. Com 5 minutos no relógio, a organização preferiu limpar bem a pista e cuidar com mais zelo do bueiro. Por isso, encerrou a sessão.
FE 2019, eP de Nova York, Domingo, TL3:
1 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 1:09.712 | |
2 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:09.789 | +0.077 |
3 | A SIMS | BMW | 1:09.894 | +0.182 |
4 | D ABT | Audi | 1:09.944 | +0.232 |
5 | O ROWLAND | Nissan | 1:09.952 | +0.240 |
6 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:09.989 | +0.277 |
7 | S VANDOORNE | HWA Venturi | 1:10.098 | +0.386 |
8 | L DI GRASSI | Audi | 1:10.129 | +0.417 |
9 | A LYNN | Jaguar | 1:10.246 | +0.534 |
10 | S BUEMI | Nissan | 1:10.259 | +0.547 |
11 | A FÉLIX DA COSTA | BMW | 1:10.306 | +0.594 |
12 | S BIRD | Virgin Audi | 1:10.327 | +0.615 |
13 | F MASSA | Venturi | 1:10.447 | +0.735 |
14 | M EVANS | Jaguar | 1:10.458 | +0.746 |
15 | M GÜNTHER | Dragon Penske | 1:10.576 | +0.864 |
16 | J.M LÓPEZ | Dragon Penske | 1:10.595 | +0.883 |
17 | T DILLMANN | NIO | 1:10.828 | +1.116 |
18 | A LOTTERER | DS Techeetah | 1:10.851 | +1.139 |
19 | E MORTARA | Venturi | 1:11.148 | +1.436 |
20 | G PAFFETT | HWA Venturi | 1:11.239 | +1.527 |
21 | O TURVEY | NIO | 1:11.272 | +1.560 |
22 | P WEHRLEIN | Mahindra | 1:12.561 | +2.849 |
Paddockast #24 A BATALHA: Indy x MotoGP |