Dennis afirma que Attack Charge “não funcionou perfeitamente bem” em São Paulo

Jake Dennis admitiu que ainda existem problemas com o Attack Charge, mas o piloto da Andretti defendeu que a introdução seja feita "o quanto antes"

Um dos assuntos mais comentados neste início de temporada 2024 da Fórmula E tem sido a implementação do Attack Charge. O fato é que, entre os pilotos, ainda não há um consenso. O brasileiro Sérgio Sette Câmara, por exemplo, é um dos que preferem aguardar o início do próximo ano para que a categoria adote permanentemente o artifício, enquanto que o britânico Jake Dennis, em uma entrevista exlusiva ao GRANDE PRÊMIO, admitiu que faz parte do grupo dos que defendem a mudança “o quanto antes”.

No momento em que o Attack Charge for implementado, os pilotos terão de fazer uma parada obrigatória para receber uma carga extra de potência que vai levar o carro de 300 kW para 350 kW — sua capacidade total. Lembra um pouco o que já existe hoje com o modo ataque, mas sem a necessidade de passar por um traçado externo da pista. Assim como aconteceu no eP da Cidade do México, no início de janeiro, o artifício voltou a ser avaliado durante o TL1 da sexta-feira (15) do eP de São Paulo.

Quinto colocado na prova do último sábado, realizada no Anhembi, Dennis foi questionado pelo GRANDE PRÊMIO se os pilotos realmente estão divididos quanto ao uso do dispositivo. “Para ser sincero, sim”, respondeu ele.

A categoria pretende começar a usar o Attack Charge no eP de Misano, no dia 13 de abril, mas vem enfrentando resistência. A justificativa dada pelos que reprovam a implementação já no meio desta temporada é baseada principalmente no quesito segurança, defendendo que novos testes precisam ser realizados. Apesar de ser a favor do artifício, Jake reconheceu que há ainda problemas que devem ser resolvidos.

Jake Dennis terminou o eP de São Paulo na quinta posição (Foto: Guilherme Bloisi/GRANDE PRÊMIO)

“Da minha parte, estou aberto a ideias que funcionem e estejam 100% corretas. Mas, no momento, o Attack Charge não funciona perfeitamente bem. A Jaguar teve alguns problemas com ele. Com a gente, muitas vezes funcionou, mas em outras não”, observou o piloto da Andretti.

“Sou totalmente aberto a essa mudança, acho que é uma boa introdução, mas temos de ter certeza que funcione bem”, acrescentou. “Se funcionar, estou tranquilo quanto a isso. Implementando agora, ou em Misano, ou qualquer outra etapa, não me importo”, revelou o britânico.

Em contrapartida aos que reprovam, há o grupo que defende e cobra para que o dispositivo se torne oficial o quanto antes. “Alguns pilotos estavam incomodados de o Attack Charge não ter sido implementado ainda. Era para ter sido introduzido nesta temporada, mas ainda não aconteceu”, explicou Dennis, antes de concluir: “Mas o quanto antes conseguir introduzir, melhor.”

A próxima etapa da Fórmula E acontece entre os dias 29 e 30 de março, com a tão aguardada estreia da categoria em Tóquio. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades de pista da temporada AO VIVO COM IMAGENS no YouTube.

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