Mortara debocha de punição por limite de velocidade em Nova York: “Não respeitei”

Edoardo Mortara foi punido após caos que encerrou corrida de sábado (16) em Nova York e debochou da decisão, dizendo que "não conseguia controlar o carro enquanto ia no muro"

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O eP de Nova York reservou fortes emoções para pilotos e fãs da Fórmula E, com duas corridas recheadas de histórias ao longo do último final de semana. E se Edoardo Mortara desembarcou nos Estados Unidos com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado, o suíço deixou o Brooklyn com os mesmos 11 tentos de déficit para o novo líder, Stoffel Vandoorne. E muito disso se deve a uma punição sofrida na corrida 1.

A penalização sofrida por Mortara quase passou despercebida em meio ao caos que tomou conta da primeira disputa do final de semana, encerrada após diversos pilotos se envolverem em acidentes devido à chuva torrencial que se abateu sobre o circuito — que, por sua vez, deixou a desejar no quesito escoamento.

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Logo depois de Nick Cassidy, Lucas Di Grassi e Stoffel Vandoorne estamparem seus carros no muro, Mortara quase perdeu a direção no mesmo ponto. No entanto, conseguiu retomar o curso da pista — com o bico quebrado — e se encaminhou aos boxes, no momento em que uma bandeira amarela foi ativada em todo o traçado. O suíço não viu, demorou para respeitar o limite de 50 km/h e foi punido em 5s, caindo de quinto para nono ao final da prova.

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Imagem dos carros já batidos na barreira de proteção: Mortara passou perto do mesmo destino (Foto: Hugo Morales)

“Quando eles ativaram a bandeira amarela em toda a pista, eu não consegui ver”, reclamou Mortara. “Creio que eles acham possível você ver o painel enquanto pilota a 200 km/h no final da reta. Assim que eu vi, diminuí a velocidade. E essa foi a razão pela qual eu não consegui baixar para 50 km/h imediatamente”, admitiu.

“Essa foi uma decisão da FIA, e fomos lá tentar explicar a eles o que aconteceu com os dados”, disse o piloto. “E acho que ficou muito claro, mas eles decidiram me punir. Estava difícil continuar na pista, e a bandeira amarela veio um pouco tarde demais”, criticou.

Mortara saiu claramente revoltado com a direção de prova pelo incidente e chegou até mesmo a debochar da decisão, dizendo ao portal The Race que “não estava respeitando o limite de 50 km/h enquanto estava rodando e indo no muro durante a chuva”. Ainda assim, o fato é que a punição não se deu no local da batida generalizada, mas sim entre as curvas 7 e 9 — ou seja, em seu caminho para o pit-lane.

Após quase se chocar com o muro, Mortara manobrou e retornou ao pit-lane, mas ignorou uma amarela no caminho (Vídeo: Michael Sheetz)

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Com a perda dos pontos, a segunda corrida se tornou ainda mais importante para Mortara. Entretanto, o piloto não esperava que um problema nos freios inviabilizasse sua classificação. Com isso, precisou largar na última fila e ainda conseguiu salvar dois pontos, com o décimo lugar e a volta mais rápida da corrida.

“Desde o início, tivemos um pesadelo, com muitos problemas nos freios”, lamentou Mortara. “Não pudemos dar nenhuma volta na classificação. Eu comecei na última fila, e estava apenas torcendo para que pudéssemos resolver nossos problemas nos freios durante a corrida, que foi o que fizemos. Conseguimos subir da última fila para o décimo lugar, o que acho que era o máximo que poderíamos fazer”, encerrou.

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