Estreante, Vandoorne lidera treino livre solitário e marcado por acidente de Mortara na Arábia Saudita

Depois de um enorme atraso causado pela chuva forte que caiu na manhã em Ad Diriyah, os novos carros da Fórmula E finalmente foram para a pista às 5h15 (de Brasília). Apesar de boa parte da sessão de 35 minutos ficar interrompida por conta do acidente de Edoardo Mortara, os pilotos ao menos se prepararam um pouco para a classificação.

Começou. Demorou, mas começou o dia da abertura da nova fase da Fórmula E. Ainda com a pista molhada, o treino livre solitário começou às 5h15 (de Brasília) deste sábado (14). Foi uma sessão de 35 minutos onde os pilotos tentaram conhecer um pouco da pista, mas ainda terminaram atrapalhados por um acidente. No fim, Stoffel Vandoorne liderou.
 
A sessão começou com safety-car e bandeira amarela, mas pouco depois da situação passar a ser de liberdade para os pilotos, Edoardo Mortara teve um problema com os freios. O carro da Venturi travou e simplesmente não parou como esperado, o que fez o italiano parar no muro, danificar o carro e diminuir o dia ainda mais. 
Stoffel Vandoorne (Foto: FE)

Com a bandeira verde recuperada após quase 15 minutos de paralisação, os pilotos foram para a pista mais preocupados em aprender bem como funciona e testar as novidades do carro e menos com o desempenho. Mas Stoffel Vandoorne, na novata HWA, cravou a volta mais rápida com o cronômetro já zerado.

Atrás dele, Sam Bird, Sébastien Buemi, Oliver Rowland, Mitch Evans, Jean-Éric Vergne, Alexander Sims, António Félix da Costa, Max Günther e Daniel Abt fecharam o top-10. 

 
Lucas Di Grassi ficou com o 12º lugar, enquanto Nelsinho Piquet foi o 16º e Felipe Massa encerrou em 19º.
 
A classificação está marcada para as 6h25.
Edoardo Mortara (Foto: Reprodução/Twitter)

Confira como foi o treino livre: 

 
Com três horas e cinco minutos de atraso, os pilotos enfim foram para a pista às 5h15 (de Brasília). Após muita chuva pela manhã que atrasou os dois treinos livres marcados e o treino classificatório da eTrophy, a chuva voltou a cair nos minutos anteriores aos carros irem para a pista. Mas de forma branda. 
 
O que ainda preocupava para esta sessão de 35 minutos era a pista molhada e com água concentrada em algumas partes. Com safety-car e bandeira amarela, os primeiros minutos mostraram uma verdadeira procissão. 
 
Robin Frijns foi quem completou a primeira volta rápida – 1min24s286. Os pilotos ainda estavam tendo completando voltas iniciais pós-bandeira amarela quando Edoardo Mortara causou uma vermelha. O piloto da Venturi tentou frear ainda bem longe da curva, mas os pneus traseiros travaram. Um aparente problema com os freios que mandaram Mortara para o muro.

No momento da parada forçada, quem liderava o treino era Sam Bird, com 1min23s445, seguido por André Lotterer e Felix Rosenqvist.

A bandeira verde foi acionada com menos de dez minutos para o final. Com isso, 20 dos 22 pilotos foram imediatamente para a pista. Apenas a dupla da Venturi, com Felipe Massa e o acidentado Mortara, permaneceram nos boxes. 
 
Com as condições um pouco melhores e todo mundo conhecendo a pista, naturalmente o tempo de voltas foi caindo freneticamente para todos os pilotos. O campeão Jean-Éric Vergne assumiu a ponta, depois Bird recuperou. E atrás deles, as coisas mudavam. Lucas Di Grassi passou de segundo colocado para fora do top-10 em questão de cinco minutos, por exemplo.
 
Stoffel Vandoorne, um novato com a também estreante HWA, apareceu com o cronômetro zerado para cravar 1min18s868 e a primeira colocação com um tempo que ainda nem está perto do que será alcançado na classificação.
 
Um treino classificatório, aliás, que será realizado com apenas dois grupos e sem Superpole.

Fórmula E, Temporada 2018/19, eP da Arábia Saudita, TL1:

1 STOFFEL VANDOORNE BEL HWA VENTURI 1:18.868  
2 SAM BIRD ING VIRGIN AUDI 1:19.045 +0.177
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI NISSAN 1:19.050 +0.182
4 OLIVER ROWLAND ING NISSAN 1:19.084 +0.216
5 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:19.281 +0.413
6 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH DS 1:19.450 +0.582
7 ALEXANDER SIMS ING BMW 1:19.496 +0.628
8 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR BMW 1:19.502 +0.634
9 MAXIMILIAN GÜNTHER AUT DRAGON PENSKE 1:19.909 +1.041
10 DANIEL ABT ALE AUDI 1:20.054 +1.186
11 ROBIN FRIJNS HOL VIRGIN AUDI 1:20.063 +1.195
12 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI 1:20.154 +1.286
13 ANDRÉ LOTTERER ALE TECHEETAH DS 1:20.167 +1.299
14 OLIVER TURVEY ING NIO 1:20.527 +1.659
15 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL MAHINDRA 1:20.587 +1.719
16 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1:20.643 +1.775
17 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON PENSKE 1:20.981 +2.113
18 TOM DILLMANN FRA NIO 1:21.220 +2.352
19 FELIPE MASSA BRA VENTURI 1:22.479 +3.611
20 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 1:22.868 +4.000
21 GARY PAFFETT ING HWA VENTURI 1:24.257 +5.389
22 EDOARDO MORTARA SUI VENTURI 1:44.036 +25.168
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.