Fórmula E defende Attack Charge: “Não vou me desculpar por testarmos coisas legais”

O GRANDE PRÊMIO perguntou ao CEO da categoria, Jeff Dodds, e ao fundador Alberto Longo sobre como será a implantação da nova tecnologia e esperam que a novidade venha ainda em 2024

A Fórmula E caminha para uma grande mudança nos rumos do campeonato com a implementação do Attack Charge. Nesta sexta-feira (15), a categoria vai fazer seu terceiro teste no ano durante o TL1 no eP de São Paulo e a injeção de carga de 350 kW de potência nos carros promete bagunçar as corridas.

Em coletiva de imprensa no Anhembi, o GRANDE PRÊMIO perguntou ao fundador Alberto Longo e o CEO da categoria, Jeff Dodds, ambos deram um panorama de como veio essa ideia e defenderam o uso desta tecnologia nas corridas.

“As primeiras ideias sobre o Attack Charge começaram na terceira temporada. Obviamente, estávamos pensando em algo que ainda não existia, a tecnologia não estava lá. Tomamos uma direção de desenvolvê-la e estamos chegando lá. É também sobre o impacto dessa carga na bateria, porque obviamente traz uma situação de superaquecimento”, disse Longo.

Dodds, por sua vez, foi mais enfático na defesa do Attack Charge. O britânico aponta para que a tecnologia seja para crescimento da categoria e afirmou que não está nem um pouco envergonhado em ser favorável a mudança.

Jeff Dodds aponta para que a tecnologia seja para crescimento da categoria (Foto: Guilherme Bloisi/GRANDE PRÊMIO)

“Nunca vou me desculpar por testarmos coisas legais e elas acabarem sendo complicadas. Se conseguirmos acertar isso e, ao redor do mundo, as pessoas consigam carregar seus carros elétricos de forma mais rápida pelas coisas que desenvolvemos, acharei incrível”.

A ideia do Attack Charge, segundo Longo, é introduzir a novidade ainda nesta temporada. “Todas essas coisas precisam se juntar e precisamos estar seguros de que não vai haver um impacto no lado esportivo. É por isso que estamos usando essa temporada para fazer diversos testes e termos estabilidade na próxima”.

Por fim, Jeff colocou a categoria no topo da tecnologia e, na sua visão, testar e aprender faz parte da maturidade. “Queremos continuar crescendo e isso mostra que precisamos forçar os limites. Não vamos lançar nada até que seja o momento certo. E, se nunca lançarmos, aprendemos tanto com os testes que ainda estaremos orgulhosos”, completou.

Alberto Longo quer introduzir o Attack Charge ainda nesta temporada (Foto: Guilherme Bloisi/GRANDE PRÊMIO)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O GRANDE PRÊMIO cobre o eP de São Paulo ‘in loco‘ e com grande equipe ao longo do fim de semana. Nesta sexta-feira, 15 de março, o primeiro treino livre está marcado para as 16h15 (de Brasília, GMT-3). O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.