Fórmula E revela novo traçado de circuito de rua para eP de Roma, terceira etapa de 2021

Em um circuito praticamente todo novo, a Fórmula E vai acelerar no distrito comercial e residencial Esposizione Universale Roma em 10 de abril. A nova pista é longa para os padrões da Fórmula E, terá pouco mais de 3 km de extensão e 19 curvas

A Fórmula E anunciou nesta quarta-feira (3) os detalhes do novo circuito urbano de Roma, que vai receber a terceira etapa da temporada 2021 da categoria dos carros elétricos em 10 de abril. Com extensão mais longa que o habitual, o traçado revisado vai ter um total de 3.385 m e 19 curvas, sendo percorrido no distrito residencial e comercial Esposizione Universale Roma (EUR), na capital italiana.

Como cenário, a Fórmula E vai correr diante de edifícios como o do Palazzo dei Congressi, do Palazzo della Civilta Italiana e do Parque de Ninfeo. Trata-se de uma área distante do chamado centro de Roma. O distrito EUR está a 9,9 km de distância do Coliseu, um dos principais cartões postais da capital italiana.

Frédéric Espinos, diretor-técnico da Fórmula E, falou sobre o novo traçado da categoria para a temporada. “Como sempre, criamos um verdadeiro desafio e, na minha opinião, é um dos maiores layouts que já fizemos. A primeira coisa, e a mais importante, foi criar uma pista que causasse o mínimo de perturbação para a cidade, então, repensamos a área que estamos usando”.

FÓRMULA E; ROMA; EP DE ROMA; TRAÇADO; CIRCUITO;
A Fórmula E apresentou o novo layout do circuito urbano de Roma (Arte: Fórmula E)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Conseguimos manter o caráter de Roma neste novo layout, com as suas ondulações, muitas mudanças de elevação, mudanças de superfície e a emoção na pista que sempre vimos ao visitar a cidade. Roma é única para um circuito de rua em nosso calendário, pois é um dos poucos circuitos com curvas rápidas e extensas, com raios variados por causa das ruas que temos de trabalhar. É um circuito em que os pilotos vão conseguir fazer uma diferença real no resultado”, disse.

“Existem trechos rápidos com longas retas e também há trechos mais apertados e de velocidades mais lentas. Por isso, vai ser uma grande missão para os pilotos e as equipes em termos de acerto de carro e de estratégia, com exigências distintas ao redor do circuito para consumo de energia. Acreditamos que vai haver muitas oportunidades de ultrapassagem. Os pilotos sempre nos surpreendem e jogam o carro em lugares que não esperávamos inicialmente quando estabelecemos o design da pista”, exemplificou.

“É sempre um desafio criar uma nova pista na Fórmula E. Não é uma folha de papel em branco aqui, já que compartilhamos algumas curvas com o layout antigo, mas que vai ser de muito aprendizado para as equipes, que vão exigir dos pilotos e engenheiros que se adaptem rapidamente. Como qualquer mudança em um circuito, eles serão forçados a pensar totalmente sua estratégia de consumo e gestão de energia”, concluiu o diretor-técnico.

Lucas Di Grassi elogiou o novo traçado romano. “Com um projeto de circuito quase completamente renovado em Roma, tanto a FIA [Federação Internacional de Automobilismo] quanto a Fórmula E fizeram, mais uma vez, um trabalho incrível para tornar a categoria ainda mais empolgante”.

“O novo layout é fantástico: tem retas mais longas e mais rápidas e oferece mais oportunidades de ultrapassagem. Tenho certeza que os fãs vão adorar. Mal posso esperar para correr lá”, afirmou o piloto da Audi.

Antes do eP de Roma, a Fórmula E vai acelerar na Arábia Saudita em rodada dupla, nos dias 26 e 27 de fevereiro, em Diriyah, que vai receber a etapa de abertura da sétima temporada da categoria dos carros elétricos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.