Jaguar admite que foi “triste de ver” saída de diretor: “Lado ruim de fazer sucesso”

Chefe da Jaguar, James Barclay admitiu que a saída do diretor-técnico Phil Charles foi um baque para a equipe. No entanto, o sul-africano garantiu que o time inglês manteve boa parte da equipe comandada pelo engenheiro e assegurou que há um plano de sucessão em prática

Com uma fábrica recém-inaugurada no último mês de novembro, em Kidlington, a Jaguar parte para mais uma temporada da Fórmula E como uma das principais forças da categoriae protagonizando uma rivalidade bastante interessante com a Porsche. Por outro lado, a equipe britânica passou por uma surpresa e tanto ao lidar com a saída do diretor-técnico Phil Charles, um dos grandes responsáveis pelo patamar atingido pelo time dentro do grid.

Peça-chave no crescimento da Jaguar nos últimos anos, Charles — que trabalhou como diretor de operações da Toro Rosso na F1 — deixou o time em outubro e cumpre sua ‘licença de jardinagem’ antes de assumir definitivamente o cargo na DS Penske. Segundo James Barclay, chefe da escuderia desde sua entrada na Fórmula E, atrair os olhares dos concorrentes mostra que a equipe está no caminho certo.

“Você sempre precisa ter em mente que as pessoas vão se mudar”, disse Barclay ao portal inglês The Race. “Um dos lados ruins de fazer sucesso é que você passa a ser um alvo forte por parte de seus competidores”, explicou.

“Acho que essas oportunidades não costumam ser recusadas”, pontuou. “É triste de ver [a saída], de verdade. Mas desejamos tudo de melhor ao Phil [Charles] em sua nova casa”, afirmou.

James Barclay não demonstrou preocupação com o futuro da Jaguar (Foto: Fórmula E)

Apesar do desfalque de um diretor importante, o chefe da Jaguar garante que a organização atingiu o nível de sustentação necessário para reparar a perda. Segundo James, a equipe coordenada por Charles permanece no quadro de funcionários, o que pode significar a continuidade do trabalho.

Por outro lado, o sul-africano também admitiu que, se for necessário, a equipe está pronta para buscar uma reposição externamente.

“Pelo nosso ponto de vista, temos um time bastante habilidoso que é uma grande parte de nosso sucesso”, elogiou Barclay. “Então, como sempre, você quer garantir que haja um plano de sucessão em prática”, comentou.

A Jaguar terá uma nova dupla em 2024, com Mitch Evans e Nick Cassidy (Foto: Fórmula E)

“Temos um time realmente ótimo que estava sendo orquestrado por Phil. Porém, muitas pessoas dessa equipe estão aqui. Isso nos permite expandir as funções de algumas pessoas e, se necessário, também podemos procurar alguém externamente, se quisermos”, completou.

A temporada 2023/24 da Fórmula E está marcada para começar no dia 13 de janeiro, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez. No ano que vem, a categoria ainda passa por DiriyahHyderabadSão PauloTóquioMisanoMônacoBerlimXangaiPortland e Londres.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.