Dennis critica número de voltas do eP de Diriyah 2: “Não calculamos perfeitamente”

Jake Dennis afirmou que gostaria de ver a Fórmula E ser mais flexível com o número de voltas das corridas em rodadas duplas e lamentou a falta de oportunidade para ultrapassagens na segunda corrida na Arábia Saudita

A Fórmula E diminuiu os números de voltas para as duas corridas em Diriyah, na Arábia Saudita, e acabou vendo o número de ultrapassagens diminuir drasticamente. Sem muita necessidade de gerenciar energia, os pilotos não tiveram muitas chances de atacar seus rivais. Questionado pelo GRANDE PRÊMIO em entrevista coletiva, o vencedor do eP de Diriyah 1, Jake Dennis lamentou a “corrida chata”, mas acredita que a categoria aprendeu a lição.

“Erro é uma palavra forte, acho que nós simplesmente não calculamos o número de voltas perfeitamente. Só precisávamos talvez de duas voltas a mais para mudar de uma corrida bem chata para uma bem empolgante. É obviamente difícil para a FIA e a Fórmula E para acertar essa conta corretamente e acho que erramos a janela por pouco. Acho que foi uma lição aprendida, com certeza”, afirmou o britânico.

O piloto da Andretti gostaria de ver mais flexibilidade por parte da Fórmula E para alterar o número de voltas de rodadas duplas durante o fim de semana. No momento, a categoria já define antes a duração de cada prova, mas Dennis acredita que mudar isso após a primeira corrida seria benéfico.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Segunda corrida em Diriyah teve poucas emoções (Foto: Fórmula E)

“Seria bom se pudessemos ajustar as voltas mais livremente durante o fim de semana, se vimos que a corrida na sexta foi bem rápida e sem muitas ultrapassagens, indo para o sábado, com uma volta a menos novamente, acho que todo mundo sabia que seria ainda mais difícil de ultrapassar. Então seria bem legal se pudessemos aumentar o número de voltas livremente durante o fim de semana e ser um pouco mais free-style, mas infelizmente não podemos. É bem direto, esses são os números de voltas, e essa é a situação. Não tem o que fazer, é o mesmo para todos”, lamentou Jake.

A segunda corrida inclusive acabou sendo um desastre para o atual campeão da Fórmula E. Após vencer a primeira etapa, Dennis se classificou apenas em 15°. O britânico até terminou entre os dez primeiros, mas uma punição o tirou o 10º lugar e ele saiu zerado. E é óbvio: a corrida mais curta o prejudicou, enquanto que os rivais que largaram na frente, principalmente o neozelandês Nick Cassidy, aproveitaram a oportunidade.

Jake Dennis gostaria de mais flexibilidade no número de voltas (Foto: Fórmula E)

“Acho que, se você se classifica atrás, você quer mais gerenciamento de energia para mudar as coisas, e quando você larga na frente, você quer que a corrida seja o mais curta possível, o mais rápida possível, então depende para quem você perguntar”, explicou Dennis.

“Se perguntar para o Nick [Cassidy] no sábado, como foi a duração da corrida, você acha que foi perfeito? Se você perguntar para mim, eu obviamente diria que foi muito curta. Mas se você fizer o contrário e me perguntar na sexta, eu diria que foi perfeito. Depende de para quem você pergunta. A Porsche tem um trem de força incrivelmente eficiente, o que significa que corridas mais longas são sempre melhores para nós”, concluiu o piloto da Andretti.

Fórmula E retorna agora entre os dias 15 e 16 de março, com o eP de São Paulo, que terá cobertura ‘in loco‘ do GRANDE PRÊMIO. O GP é emissora oficial da Fórmula E no Brasil e transmite todas as atividades de pista AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube e no Kwai.

Compre aqui os ingressos do eP de São Paulo 2024 da Fórmula E com o cupom GRANDEPREMIO10.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.