Dennis reina de ponta a ponta em casa e vence eP de Londres 1. Vandoorne é 2º

Jake Dennis não ameaçou em nenhum momento perder a primeira colocação na corrida 1 da Fórmula E em Londres, enquanto Stoffel Vandoorne fez corrida de segurança para aumentar ainda mais vantagem na ponta do campeonato

FÓRMULA E VOLTA A LONDRES EM PISTA MODIFICADA PARA PRIMEIRO MATCH POINT DO ANO

Um recital em Londres. Com direito a pole-position, melhor volta da corrida e vitória de ponta a ponta, Jake Dennis reinou de maneira triunfal na ExCel Arena, que foi à loucura com o piloto da casa, para garantir sua terceira vitória na Fórmula E, a primeira da temporada, neste sábado (30). Stoffel Vandoorne, mais líder do que nunca, terminou na segunda colocação e Nyck de Vries completou o pódio em um dia muito forte da Mercedes na Inglaterra.

A corrida de Londres foi marcada por diversos incidentes mais uma vez, mas este ano de uma maneira menos caótica do que em 2021. Apesar de largar na quarta colocação, Sérgio Sette Câmara novamente teve problemas com o carro da Dragon e ainda assim se manteve no top-10 até o fim, mas se arrastou na última volta devido a um defeito e nem completou a corrida.

A briga pelo título ficou bem mais confortável para Vandoorne, que viu apenas Mitch Evans pontuar entre os pilotos que ainda sonham com o título. Jean-Èric Vergne teve mais uma corrida caótica no meio do pelotão e saiu zerado pela terceira vez consecutiva, enquanto Edoardo Mortara sofreu uma batida de Sam Bird logo na largada e andou a corrida inteira mais próximo de levar uma volta dos líderes do que se aproximar dos últimos. Com isso, o neozelandês assumiu o segundo lugar.

A segunda corrida do final de semana da Fórmula E em Londres acontece já neste domingo (31), também a partir das 11h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da TV Cultura e do SporTV 3. Antes, a categoria realiza a segunda classificação a partir de 6h40.

ExCel Arena, com circuito interno e externo, recebe a Fórmula E neste final de semana (Foto: Fórmula E)

Confira como foi o eP de Londres 1:

Stoffel Vandoorne largou bem e foi para cima de Jake Dennis — que manteve a liderança — na largada, completamente caótica do meio para trás. Edoardo Mortara levou a pior e viu sua situação ficar ainda mais difícil na disputa pelo título, caindo de nono para o 15º lugar em toque que tirou Sam Bird da prova ainda na primeira curva. Sem o bico do carro, o suíço teve que retornar aos boxes da Venturi para trocar a frente do carro e comprometeu completamente sua corrida.

Quem galgou diversas posições foi Lucas Di Grassi, companheiro de Mortara, que havia largado em último e já assumia o 17º lugar. Em relação à briga pelo título, a situação passou a ficar cada vez mais confortável para Vandoorne: o belga da Mercedes era simplesmente o único postulante à taça que pontuava naquele momento.

Além do companheiro de Nyck de Vries, Vergne era o 11º e lutava para passar o próprio companheiro de DS Techeetah, António Félix da Costa; Mortara sofria com a batida de Bird e andava na última colocação após retornar à corrida; e Mitch Evans era apenas o 13º colocado, preso atrás de Sébastien Buemi. Na quarta volta, Sérgio Sette Câmara deu as caras pela primeira vez após focar em manter o quarto lugar na largada e foi para cima de Nyck de Vries, tomando a terceira colocação do piloto da Mercedes.

A corrida envolvia muitos toques entre os pilotos, o que gerou uma certa quantidade de detritos na pista — a asa dianteira de Di Grassi inclusive, quebrada após incidente com Oliver Rowland. Ainda assim, a direção de prova manteve bandeira verde.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Sette Câmara batalhou com De Vries pelo pódio em Londres (Foto: Fórmula E)

Os pilotos, então, aproveitaram para dar início às suas estratégias próximos à décima volta. Diversos competidores optaram por ativar o modo de ataque pela primeira vez, cientes de que o mínimo necessário da primeira corrida é de duas ativações. Sette Câmara foi um deles, e De Vries aproveitou para dar o bote e tomar de volta o terceiro lugar.

De Vries tinha a melhor volta da corrida no 16º giro, com 1min15s340. Neste momento, o top-10 tinha a seguinte ordem: Dennis, Vandoorne, De Vries, Sette Câmara, Askew, Cassidy, Günther, Frijns, Da Costa e Evans. Di Grassi era 12º, Vergne andava em 16º e Mortara ainda estava mais próximo de levar uma volta dos líderes do que de se aproximar do pelotão, em 20º lugar — ganhou uma posição com um abandono de Rowland.

A segunda ativação do modo ataque por parte da maioria dos pilotos aconteceu próxima à volta 18, quando restavam pouco mais de 21 minutos e uma volta para o encerramento da corrida. Da Costa e Evans aproveitaram para tomar a posição de Frijns, que passou a ser o décimo. Quase ao mesmo tempo, Dennis anotou a nova volta mais rápida da prova: 1min14s429, primeiro piloto a baixar da casa de 1min15s em toda a corrida.

Sem utilizar o modo de ataque pela segunda vez, Di Grassi seguiu batalhando para escalar o pelotão e ultrapassou André Lotterer para assumir o 11º lugar — logo à margem da zona de pontuação. Oliver Askew tentava pressionar Sette Câmara pelo quarto lugar, mas se preocupava mais com as investidas de Nick Cassidy, que tentava tomar a quinta colocação.

Antes focado em não se envolver em incidentes e manter a segunda colocação, Vandoorne apertou definitivamente o ritmo a partir da volta 25 e encostou rapidamente em Jake Dennis, que reinava absoluto na liderança. Enquanto isso, Cassidy enfim utilizava o modo de ataque para passar por Oliver Askew e passou a ser uma ameaça a Sette Câmara, que precisou defender a quarta colocação.

Um resumo da corrida de Dennis: na liderança e com Vandoorne logo atrás (Foto: Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O brasileiro fez tudo que pôde, mas a potência extra do carro da Envision falou mais alto: Cassidy botou de lado e deixou o piloto da Dragon para trás. Mortara ganhou mais uma posição quando Antonio Giovinazzi recolheu aos boxes — de novo —, mas ainda era o 19º colocado, ameaçado de levar uma volta dos líderes.

Mais à frente, Evans até deixou Da Costa para trás e tomou o oitavo lugar, mas já via Günther a quase 3s de vantagem e tinha dificuldades de encurtar a distância em relação ao piloto da Nissan. Di Grassi enfim conseguiu entrar na zona de pontuação pela primeira vez com menos de dez minutos para o fim da corrida e ultrapassou Robin Frijns, tomando o décimo lugar do neerlandês.

Sofrendo com o ritmo de corrida da Dragon, Sette Câmara começou a defender de todas as formas possíveis para se manter na zona de pontuação, mas perdeu posições consecutivas para Askew, Günther e Evans e caiu para o oitavo lugar. Com a ultrapassagem sobre o brasileiro, o piloto da Jaguar assumiu a vice-liderança do campeonato, atrás apenas de Vandoorne.

Na 34ª volta, mais uma punição para Lucas Di Grassi: o brasileiro foi penalizado pela direção de prova em 5s por uma disputa com Robin Frijns e perdeu as esperanças de vez de pontuar na corrida 1 de Londres. Lá na frente, Cassidy foi para cima de De Vries com tudo pelo terceiro lugar.

Os dois pilotos travaram uma batalha incrível ao longo de duas voltas inteiras, com muitas espalhadas e alguns toques. No entanto, o atual campeão levou a melhor no final e conseguiu manter o pódio. De qualquer forma, os holofotes estavam todos virados para Jake Dennis, que recebeu todo o carinho do público britânico ao cruzar a linha de chegada.

Fórmula E 2021/2022, eP de Londres 1, ExCel Arena:

1J DENNISAndretti37 voltas
2S VANDOORNEMercedes+2.223
3N DE VRIESMercedes+12.367
4N CASSIDYEnvision+12.663
5O ASKEWAndretti+14.904
6M EVANSJaguar+17.128
7A.F DA COSTADS Techeetah+17.733
8M GÜNTHERNissan+22.067
9L DI GRASSIVenturi Mercedes+32.139
10P WEHRLEINPorsche+34.347
11S BUEMINissan+35.307
12A LOTTERERPorsche+35.508
13J.E VERGNEDS Techeetah+36.057
14A SIMSMahindra+40.345
15O TURVEYNIO+41.293
16R FRIJNSEnvision+44.023
17D TICKTUMNIO+51.947
18E MORTARAVenturi Mercedes+1:18.796
19S. SETTE CÂMARADragon PenskeNC
20A GIOVINAZZIDragon PenskeNC
21O ROWLANDMahindraNC
22S BIRDJaguarNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.