Mahindra fecha dupla com De Vries e Mortara para temporada 2023/24 da Fórmula E

Buscando voltar aos dias de felicidade na Fórmula E, Mahindra confirmou dupla forte com Edoardo Mortara e Nyck de Vries para temporada 2023/24 da categoria

Um dia depois de confirmar o adeus de Lucas Di Grassi, a Mahindra anunciou uma dupla de pilotos completa para 2024 na Fórmula E. Edoardo Mortara, de saída da Maserati, e Nyck de Vries, que retorna à categoria após uma participação frustrada na Fórmula 1, defenderão as cores da equipe indiana no ano que vem. A duração dos contratos não foi divulgada, mas o anúncio dá conta de acordos plurianuais.

Mortara viveu um ano bastante difícil em 2023, com problemas na adaptação ao Gen3, muitos acidentes e poucos resultados de destaque. Ofuscado por Maximilian Günther em sua única temporada na Maserati, o suíço fazia parte da equipe desde a época de Venturi — mas não conseguiu se segurar depois de uma temporada complicada.

“Estou extremamente animado por me juntar à Mahindra”, celebrou Mortara. “É uma equipe que estive olhando por alguns anos, eles estão na Fórmula E desde o início, então, há muita experiência lá. O que também pude sentir das pessoas aqui é que compartilhamos os mesmos valores. Temos um grande projeto à frente, mas posso ver muita determinação e motivação de todos. E isso é muito importante”, destacou.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Mahindra busca um ano melhor em 2024, já que 2023 ficou abaixo das expectativas (Foto: Fórmula E)

“A Mahindra também é uma fabricante automotiva tão grande, com uma reputação mundial. Estou extremamente orgulhoso por me juntar e me tornar um representante deste grupo. Mal posso esperar para começar e, tenho certeza que, se colocarmos a quantidade necessária de trabalho, poderemos obter sucesso nesse campeonato no futuro”, completou.

De Vries, por outro lado, deixou a Fórmula E ao fim da temporada 2021/22, que terminou com título de Stoffel Vandoorne — seu então companheiro na Mercedes. Depois de um campeonato sem destaque, um ano após ser campeão da categoria, o neerlandês foi anunciado pela AlphaTauri e fez as malas rumo à Fórmula 1.

No entanto, a experiência não foi sequer parecida ao que De Vries imaginava, e sua trajetória na principal categoria do esporte a motor durou apenas 10 corridas, sem nenhum ponto conquistado. Demitido após o GP da Inglaterra, o piloto terá um desafio diferente em 2023, em uma equipe que vai tentar sair da rabeira da tabela.

“É animador me juntar a uma fabricante tão grande como a Mahindra e representá-la na Fórmula E”, disse De Vries. “Estou particularmente animado sobre os planos do futuro da equipe. A base já é forte, e o time tem todos os atributos para ter sucesso. Acredito que, indo à frente, poderemos extrair ainda mais potencial do projeto, então, fazer parte disso foi muito atrativo para mim”, apontou.

Após temporada muito ruim na Maserati, Mortara fechou com a Mahindra (Foto: Fórmula E)

“Acho que não é segredo que a equipe teve um início difícil na Gen3, ainda que tenham havido pontos positivos de melhora na segunda metade da temporada. Creio que o time pode continuar aprendendo e, com mudanças adicionais e os planos do futuro, poderemos dar passos ainda maiores à frente em termos de performance no começo de nossa jornada juntos”, afirmou.

“Voltar à Fórmula E é como voltar para casa. Fui parte da família Fórmula E por três temporadas e conheço todos muito bem. Estou ansioso para voltar a um ambiente familiar e a um lugar que, no fim, sempre gostei de correr”, finalizou.

A temporada 2022/23 marcou o primeiro ano da Mahindra como fornecedora de trens de força na Fórmula Emas o resultado não poderia ter sido mais desastroso. Sem competitividade alguma, o time indiano se arrastou no fundo do grid ao longo de todo o ano e precisou até se ausentar do eP da Cidade do Cabo, pois não conseguiria garantir a segurança de seus pilotos devido ao sistema de suspensão traseira — como a Abt Cupra é cliente da escuderia, também desistiu de correr.

Fórmula E retorna oficialmente no dia 13 de janeiro, com a abertura da temporada, na Cidade do México. Antes disso, porém, a categoria realiza sua pré-temporada, em Valência, entre os dias 23 27 de outubro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.