Evans faz 1-2 neozelandês com Cassidy e fatura primeiro eP de São Paulo. Di Grassi é 13º

Com voltas finais emocionantes, Mitch Evans segurou a pressão de Nick Cassidy e Sam Bird para vencer a primeira edição do eP de São Paulo. Brasileiros ficaram fora dos pontos

🔴FÓRMULA E 2023 AO VIVO – eP DE SÃO PAULO | 6ª etapa | Corrida

O neozelandês Mitch Evans é o primeiro vencedor da história do eP de São Paulo. Na corrida disputada neste sábado (25), o piloto da Jaguar superou uma movimentada batalha, com diversas trocas de liderança, e ultrapassou o compatriota Nick Cassidy, da Envision, com poucas voltas restantes para vencer na Fórmula E pela sétima vez.

Quem completou o pódio foi Sam Bird, companheiro de Evans na Jaguar, que também participou da briga pela vitória nos momentos finais. O top-3 foi separado por apenas 0s507.

António Félix da Costa chegou a liderar parte da corrida, mas levou a Porsche apenas ao quarto posto depois de um erro já na metade final. Jean-Éric Vergne, de Penske, foi quinto colocado, enquanto o companheiro de equipe e pole-position Stoffel Vandoorne foi sexto.

Líder do campeonato, Pascal Wehrlein fez uma boa recuperação para terminar na sétima posição, à frente de Jake Hughes e René Rast, os dois pilotos da McLaren. Sébastien Buemi, da Envision, completou o top-10.

Entre os brasileiros, o melhor resultado foi de Lucas di Grassi, da Mahindra, que chegou na 13ª colocação após largar de último. Sérgio Sette Câmara, da NIO, foi o 17º e último colocado entre os pilotos que viram a bandeira quadriculada.

A Fórmula E retorna em abril com a rodada dupla em Berlim, na Alemanha, em circuito montado no Aeroporto de Tempelhof, nos dias 22 e 23 de abril.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do eP de São Paulo IN LOCO com Gabriel Carvalho, Gabriel Curty, Guilherme Bloisi, João Pedro Nascimento, Pedro Henrique Marum, Pedro Prado, Rodrigo Berton e Thiago Rocha.

Você confere todas as emoções do eP de São Paulo AO VIVO E COM IMAGENS com narração de Matheus Pinheiro e comentários de João Pedro Nascimento e Pedro Henrique Marum no YouTube do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o eP de São Paulo:

A largada foi dada às 14h03 (de Brasília). Vandoorne pulou muito bem e garantiu a primeira posição. Os pilotos sobreviveram na curva 1, mas a curva 3 teve um acidente entre Norman Nato e Edoardo Mortara. Os dois pilotos foram aos boxes com danos nos carros. Quem também recolheu ao pit foi André Lotterer, que largou da penúltima posição.

Quem também teve problemas foi Sébastien Buemi, que acertou Maximilian Günther curva 3 na terceira volta, e ficando para trás. Pela volta 5, mais pilotos começaram a utilizar o modo ataque. Vandoorne optou por passar na zona e deu a liderança nas mãos de Félix da Costa.

No início da sétima volta, Vandoorne ultrapassou Da Costa na curva 1 e retomou a liderança, com o português oferecendo baixa resistência. O campeão da temporada 2020/21 também perdeu posto para Mitch Evans, que assumiu o segundo lugar. No giro seguinte, veio o safety-car por conta de Sacha Fenestraz, da Nissan, que encostou na curva 6 e abandonou.

O safety-car saiu da pista e a bandeira verde veio na volta 11. Vandoorne segurou a liderança, seguido por Evans, Cassidy, Da Costa, Vergne, Bird, Hughes, Rast, Günther e Wehrlein. O português António recuperou ritmo e voltou ao segundo lugar. Evans perdeu posição para Cassidy logo em seguida.

Cassidy disparou e assumiu a liderança na volta 14, mas apenas para chegar na zona de ataque e devolver o primeiro posto para Vandoorne. A bandeira amarela surgiu por conta de Jake Dennis, abandonou após ser atingido por Dan Ticktum e tocar em Pascal Wehrlein. Cassidy conseguiu reassumir a ponta em cima de Vandoorne, que caiu para o terceiro lugar, superado também por Da Costa.

O safety-car voltou para a pista após o abandono de Dennis. Na volta 18, a bandeira verde surgiu novamente. Cassidy e Vandoorne foram utilizar o modo ataque novamente, dando a liderança para Da Costa. Na volta seguinte, foi a vez do português e de Evans ativarem o modo ataque. Nick retornou para a ponta, com António em segundo, Mitch em terceiro e Stoffel em quarto.

Com mais tempo de modo ataque do que os rivais, Evans assumiu a liderança. Se arrastando desde o acidente com Nato, Mortara também abandonou a corrida. Cassidy retomou a ponta na volta 24 após Mitch passar pela zona de modo ataque mais uma vez. Lutando pela vitória, António Félix da Costa travou as rodas na primeira curva e passou reto, caindo de terceiro para o sétimo lugar.

Quatro voltas foram adicionadas ao restante da corrida, que tinha Cassidy na liderança, seguido por Evans, Vandoorne, Bird, Vergne, Da Costa, Wehrlein, Hughes, Rast e Buemi. Bird conseguiu subir ao terceiro lugar, enquanto a pressão de Evans sobre Cassidy cresceu.

Na volta 32, Evans ultrapassou Cassidy na curva 1 e assumiu a liderança. Bird encostou em ambos e passou a fazer uma briga de 3 carros pela vitória. Na última volta, Nick tentou recuperar a ponta, mas Mitch se defendeu muito bem, tanto dele quanto de Sam, e cruzou a linha de chegada na primeira posição.

Fórmula E 2023, eP de São Paulo, Anhembi, Corrida, Resultado Final:

1M EVANSJaguar35 voltas 
2N CASSIDYEnvision+0.284 
3S BIRDJaguar+0.507 
4A.F DA COSTAPorsche+3.487 
5J.E VERGNEDS Penske+4.042 
6S VANDOORNEDS Penske+4.576 
7P WEHRLEINPorsche+5.659 
8J HUGHESMcLaren+6.141 
9R RASTMcLaren+7.403 
10S BUEMIEnvision+7.976 
11M GÜNTHERMaserati+15.192 
12A LOTTERERAndretti+15.345 
13L DI GRASSIMahindra+19.247 
14D TICKTUMNIO+19.398 
15R FRIJNSAbt Cupra+20.751 
16O ROWLANDMahindra+26.465
17S. SETTE CÂMARANIO+31.514 
18N MÜLLERAbt Cupra+ 16 voltasNC
19E MORTARAMaserati+ 16 voltasNC
20J DENNISAndretti+ 22 voltasNC
21S FENESTRAZNissan+ 29 voltasNC
22N NATONissan NC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.