Evans supera Wehrlein na última volta e vence corrida 1 do eP de Xangai da Fórmula E
Mitch Evans ultrapassou Pascal Wehrlein na última volta, segurou a pressão e levou a Jaguar a mais uma vitória na Fórmula E
A corrida 1 do eP de Xangai da Fórmula E deste sábado (25) mostrou o motivo de as corridas de pelotão estarem cada vez mais presentes na categoria dos carros elétricos. Em uma prova movimentada do começo ao fim, o consumo de bateria foi, mais uma vez, definitivo para definir o vencedor. E quem conseguiu gerir da melhor maneira e resistir à pressão dos adversários foi Mitch Evans, da Jaguar. Pascal Wehrlein, da Porsche, e Nick Cassidy, da Jaguar, fecharam o pódio na China.
O triunfo de Evans foi conquistado na última volta. O piloto neozelandês fez uma corrida com ritmo forte e brigou com os pilotos da Porsche desde o início. Na curva 1 da volta 29, Evans ultrapassou Wehrlein por fora e resistiu à pressão com a bateria quase no fim para cruzar a linha de chegada em primeiro.
Já os brasileiros não tiveram tanta sorte. Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, até brigou no pelotão intermediário, mas fechou a disputa em 12º, fora da zona de pontuação. Já Sérgio Sette Câmara, da ERT, não conseguiu escalar o grid e finalizou o eP de Xangai 1 em 15º.
A Fórmula E retorna com o TL3 a partir das 20h45 deste sábado (25) e classificação para a corrida 2 do eP de Xangai a partir das 22h50. A transmissão da corrida começa às 3h30 de domingo (26). Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai, assim como todo o restante da temporada.
*Cerca de duas horas e meia após o fim da corrida, a direção de prova puniu António Felix da Costa em 5s adicionados ao tempo total por empurrar Jean-Éric Vergne para fora da pista na curva 12. Com isso, Da Costa caiu para o 18º lugar na tabela da prova. Jake Dennis assumiu a quinta colocação, seguido por Vergne, Nyck de Vries, Sébastien Buemi, Stoffel Vandoorne e Lucas Di Grassi no top-10. Ao fim da nota, a tabela está atualizada.
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Como foi a corrida 1 do eP de Xangai
A largada da primeira corrida chinesa foi movimentada, com Jean-Éric Vergne segurando a ponta para a DS Penske e Pascal Wehrlein se lançado em segundo logo na curva 1. António Félix da Costa também aproveitou a potência do trem de força Porsche para escalar o pelotão e subir para terceiro no início da segunda volta. Oliver Rowland, que largou em segundo, perdeu fôlego no início da prova e caiu para sétimo.
Os pilotos passaram a usar o modo ataque na terceira volta e as disputas continuaram bastante acirradas. Ao contrário das provas do eP de Berlim, os pilotos arriscaram desde o começo e a troca de posições foi intensa desde o início.
Robin Frijns, da Envision, saiu da nona posição, alcançou a ponta do grid, mas perdeu posições ao pegar o modo ataque. A ponta do pelotão passou a ser alterada intensamente nas dez primeiras voltas, sobretudo entre os pilotos da Porsche.
Jake Dennis, da Andretti, foi outro que conseguiu subir algumas posições e encostou nos ponteiros da prova. A partir da volta 10, os pilotos passaram a poupar bateria para explorar o desempenho dos carros no trecho final da prova.
Nyck de Vries, da Mahindra, assumiu a liderança, mas foi ultrapassado por Wehrlein. Neste momento da corrida, não era interessante assumir a ponta da prova, já que o vácuo ajudava os pilotos de trás a poupar bateria.
Diferente das corridas anteriores, nenhum incidente foi registrado até a metade da corrida. Os pilotos arriscavam, mas dentro dos limites aceitáveis da disputa. Os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara andaram a primeira metade da prova no fim do grid e não conseguiam alcançar a zona de pontuação.
Na volta 16, Edoardo Mortara, pole-position em uma das corridas de Berlim, perdeu um pedaço da asa dianteira do carro após se envolver em uma confusão no meio do pelotão e precisou abandonar a prova.
Wehrlein segurou a liderança da prova até a volta 23, até começar a ser ameaçado pelos carros da Jaguar e Andretti. Evans assumiu a liderança na volta 24, enquanto Dennis tentava se aproximar do ponteiro.
Nas cinco últimas voltas, mais emoção. Evans, Wehrlein, Dennis, Cassidy e Da Costa passaram a andar muito próximos, com várias tentativas de ultrapassagem, mas sem deixar de pensar no consumo de energia.
A duas voltas para o fim da prova, Evans foi para cima de Wehrlein para buscar a vitória. Com mais bateria, o neozelandês colocou por fora na entrada da curva 1 e fez uma ultrapassagem na última volta. Em seguida, soube segurar a pressão do alemão para vencer a corrida.
Fórmula E 2023/24, 11ª Etapa, eP de Xangai 1:
1 | M EVANS | Jaguar | 29 voltas | |
2 | P WEHRLEIN | Porsche | +0.796 | |
3 | N CASSIDY | Jaguar | +1.498 | |
4 | O ROWLAND | Nissan | +1.743 | |
5 | J DENNIS | Andretti | +2.361 | |
6 | J.E VERGNE | DS Penske | +2.599 | |
7 | N DE VRIES | Mahindra | +2.818 | |
8 | S BUEMI | Envision | +3.610 | |
9 | S VANDOORNE | DS Penske | +4.095 | |
10 | L DI GRASSI | ABT Cupra | +4.397 | |
11 | S FENESTRAZ | Nissan | +4.791 | |
12 | R FRIJNS | Envision | +5.083 | |
13 | S. SETTE CÂMARA | ERT | +5.425 | |
14 | N NATO | Andretti | +5.793 | |
15 | N MÜLLER | ABT Cupra | +6.178 | |
16 | J HUGHES | McLaren | +6.566 | |
17 | S BIRD | McLaren | +6.944 | |
18 | A.F. DA COSTA | Porsche | +7.165 | |
19 | J DARUVALA | Maserati | +7.372 | |
20 | D TICKTUM | ERT | +7.688 | |
21 | M GÜNTHER | Maserati | +13.165 | |
22 | E MORTARA | Mahindra | NC |