Evans supera Wehrlein na última volta e vence corrida 1 do eP de Xangai da Fórmula E 

Mitch Evans ultrapassou Pascal Wehrlein na última volta, segurou a pressão e levou a Jaguar a mais uma vitória na Fórmula E

corrida 1 do eP de Xangai da Fórmula E deste sábado (25) mostrou o motivo de as corridas de pelotão estarem cada vez mais presentes na categoria dos carros elétricos. Em uma prova movimentada do começo ao fim, o consumo de bateria foi, mais uma vez, definitivo para definir o vencedor. E quem conseguiu gerir da melhor maneira e resistir à pressão dos adversários foi Mitch Evans, da Jaguar. Pascal Wehrlein, da Porsche, e Nick Cassidy, da Jaguar, fecharam o pódio na China.

O triunfo de Evans foi conquistado na última volta. O piloto neozelandês fez uma corrida com ritmo forte e brigou com os pilotos da Porsche desde o início. Na curva 1 da volta 29, Evans ultrapassou Wehrlein por fora e resistiu à pressão com a bateria quase no fim para cruzar a linha de chegada em primeiro.

Já os brasileiros não tiveram tanta sorte. Lucas Di Grassi, da ABT Cupra, até brigou no pelotão intermediário, mas fechou a disputa em 12º, fora da zona de pontuação. Já Sérgio Sette Câmara, da ERT, não conseguiu escalar o grid e finalizou o eP de Xangai 1 em 15º.

Fórmula E retorna com o TL3 a partir das 20h45 deste sábado (25) e classificação para a corrida 2 do eP de Xangai a partir das 22h50. A transmissão da corrida começa às 3h30 de domingo (26). Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai, assim como todo o restante da temporada.

*Cerca de duas horas e meia após o fim da corrida, a direção de prova puniu António Felix da Costa em 5s adicionados ao tempo total por empurrar Jean-Éric Vergne para fora da pista na curva 12. Com isso, Da Costa caiu para o 18º lugar na tabela da prova. Jake Dennis assumiu a quinta colocação, seguido por Vergne, Nyck de Vries, Sébastien Buemi, Stoffel Vandoorne e Lucas Di Grassi no top-10. Ao fim da nota, a tabela está atualizada.

Mitch Evans conseguiu vitória na última volta no eP de Xangai (Foto: Fórmula E)

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Como foi a corrida 1 do eP de Xangai

A largada da primeira corrida chinesa foi movimentada, com Jean-Éric Vergne segurando a ponta para a DS Penske e Pascal Wehrlein se lançado em segundo logo na curva 1. António Félix da Costa também aproveitou a potência do trem de força Porsche para escalar o pelotão e subir para terceiro no início da segunda volta. Oliver Rowland, que largou em segundo, perdeu fôlego no início da prova e caiu para sétimo.

Os pilotos passaram a usar o modo ataque na terceira volta e as disputas continuaram bastante acirradas. Ao contrário das provas do eP de Berlim, os pilotos arriscaram desde o começo e a troca de posições foi intensa desde o início.

Robin Frijns, da Envision, saiu da nona posição, alcançou a ponta do grid, mas perdeu posições ao pegar o modo ataque. A ponta do pelotão passou a ser alterada intensamente nas dez primeiras voltas, sobretudo entre os pilotos da Porsche.

Jake Dennis, da Andretti, foi outro que conseguiu subir algumas posições e encostou nos ponteiros da prova. A partir da volta 10, os pilotos passaram a poupar bateria para explorar o desempenho dos carros no trecho final da prova.

Da Costa escalou pelotão e brigou na frente em Xangai (Photo by Simon Galloway / LAT Images)

Nyck de Vries, da Mahindra, assumiu a liderança, mas foi ultrapassado por Wehrlein. Neste momento da corrida, não era interessante assumir a ponta da prova, já que o vácuo ajudava os pilotos de trás a poupar bateria.

Diferente das corridas anteriores, nenhum incidente foi registrado até a metade da corrida. Os pilotos arriscavam, mas dentro dos limites aceitáveis da disputa. Os brasileiros Lucas Di Grassi e Sérgio Sette Câmara andaram a primeira metade da prova no fim do grid e não conseguiam alcançar a zona de pontuação.

Na volta 16, Edoardo Mortara, pole-position em uma das corridas de Berlim, perdeu um pedaço da asa dianteira do carro após se envolver em uma confusão no meio do pelotão e precisou abandonar a prova.

Di Grassi tentou se aproximar da zona de pontuação, mas não conseguiu (Foto: Fórmula E)

Wehrlein segurou a liderança da prova até a volta 23, até começar a ser ameaçado pelos carros da Jaguar e Andretti. Evans assumiu a liderança na volta 24, enquanto Dennis tentava se aproximar do ponteiro.

Nas cinco últimas voltas, mais emoção. Evans, Wehrlein, Dennis, Cassidy e Da Costa passaram a andar muito próximos, com várias tentativas de ultrapassagem, mas sem deixar de pensar no consumo de energia.

A duas voltas para o fim da prova, Evans foi para cima de Wehrlein para buscar a vitória. Com mais bateria, o neozelandês colocou por fora na entrada da curva 1 e fez uma ultrapassagem na última volta. Em seguida, soube segurar a pressão do alemão para vencer a corrida.

Mitch Evans segurou pressão e venceu a corrida 1 do Ep de Xangai (Foto: Fórmula E)

Fórmula E 2023/24, 11ª Etapa, eP de Xangai 1:

1M EVANSJaguar29 voltas
2P WEHRLEINPorsche+0.796
3N CASSIDYJaguar+1.498
4O ROWLANDNissan+1.743
5J DENNISAndretti+2.361
6J.E VERGNEDS Penske+2.599
7N DE VRIESMahindra+2.818
8S BUEMIEnvision+3.610
9S VANDOORNEDS Penske+4.095
10L DI GRASSIABT Cupra+4.397
11S FENESTRAZNissan+4.791
12R FRIJNSEnvision+5.083
13S. SETTE CÂMARAERT+5.425
14N NATOAndretti+5.793
15N MÜLLERABT Cupra+6.178
16J HUGHESMcLaren+6.566
17S BIRDMcLaren+6.944
18A.F. DA COSTAPorsche +7.165
19J DARUVALAMaserati+7.372
20D TICKTUMERT+7.688
21M GÜNTHERMaserati+13.165
22E MORTARAMahindraNC
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