Cassidy lidera último dia e faz Jaguar varrer testes coletivos da Fórmula E em Valência

Nick Cassidy foi o piloto mais rápido do terceiro e último dia de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula E em Valência. De quebra, deu à Jaguar a terceira liderança em três dias

Se tem alguma equipe que deixa satisfeita o circuito Ricardo Tormo, em Valência, após o terceiro e último dia de atividades de pista da semana de testes coletivos de pré-temporada da Fórmula E é a Jaguar. A equipe inglesa já havia liderado as atividades de terça e quinta-feira com Mitch Evans, mas foi Nick Cassidy quem levantou as mangas e fechou a ação desta sexta-feira (27) com a melhor volta do encerramento dos trabalhos.

Cassidy, atual vice-campeão da categoria e que estreia na Jaguar após dois anos fortes de Envision, fez o motor felino acelerar para cravar 1min24s617 com pouco menos de 20 minutos restantes num dia que contou com nove horas de pista.

Foi o suficiente para sair com sorriso de orelha a orelha no que foi uma semana conturbada para a Fórmula E. Após um incêndio na garagem da Williams Advanced Engineering (WAE) logo após o teste da manhã da terça-feira forçar a categoria a cancelar a tarde da terça e adiar as duas sessões da quarta-feira e a da manhã da quinta, o campeonato teve de corrigir rota. Aumentou as sessões da tarde da quinta e ambas da sexta-feira das 3h originalmente planejadas para 4h30min. No fim das contas, a Fórmula E passou 16h30min das 18h que pretendia viver na pista ao longo de três dias.

Antes da volta de Cassidy, já perto do fim, Maximilian Günther passou boa parte da tarde na liderança da tabela de tempos, enquanto Jake Dennis, o atual campeão, foi outro a liderar bastante tempo.

Max Günther foi o segundo mais veloz do dia em Valência (Foto: LAT/Fórmula E)

E Günther ficou mesmo com a segunda colocação, apenas 0s041 atrás do líder. Ao todo, três pilotos terminar no décimo de Cassidy: Evans e Robin Frijns foram terceiro e quatro colocados. Apesar de fechar a sexta-feira em terceiro, Evans ficou com a melhor volta dos testes, aquela registrada ainda na terça, muito em função da Fórmula E ter limitado os pilotos a um máximo de 300 kW de energia após o incêndio — antes, puderam andar com até 350 kW.

É bom registrar que apenas a volta perfeita do dia, junção dos três melhores setores marcados ao longo da sexta-feira, conseguiria superar o tempo de Evans na primeira atividade. Mas Cassidy foi o melhor apenas no setor intermediário, quanto o melhor primeiro setor foi de Jean-Éric Vergne e o melhor terceiro, de Günther.

Pascal Wehrlein, Norman Nato, Oliver Rowland, Jake Hughes, Jake Dennis e Stoffel Vandoorne encerraram o top-10. A diferença de Vandoorne para Cassidy foi de meros 0s280.

Bem como no dia anterior, os pilotos brasileiros ficaram atrás disso. Lucas Di Grassi foi 15º, mas terminou à frente do companheiro de Abt Cupra Nico Müller, que foi 18º. Sérgio Sette Câmara voltou a ter problemas quando tentou realizar simulações de corrida e foi novamente o 21º colocados entre os 21 participantes. A Mahindra andou com apenas um carro, após os danos que o incêndio causou na garagem da equipe indiana: Nyck de Vries foi 17º colocado.

Jake Dennis passou o dia inteiro no carro da Andretti com a Fórmula E (Foto: LAT/Fórmula E)

No que diz respeito à quilometragem, Sébastien Buemi voltou a ser quem mais andou: deu 153 voltas ao longo do dia. António Félix da Costa e Günther, respectivamente com 142 e 140 voltas, foram segundo e terceiro colocados nesta tabela. Quem menos andou foi Frijns, companheiro de Buemi, que deu 88 voltas. Mesmo com problemas, Sette Câmara completou 126 giros.

Antes de tudo isso, durante período da manhã, a Fórmula E realizou uma corrida de simulação, nos moldes do que fizera no ano passado. É uma atividade que serve para equipes e pilotos testarem as ativações do moto ataque antes da temporada, bem como a direção de prova trabalhar o sistema de safety-car. O fast charging, modo de recarregar as baterias em pit-stops, também esteve em testes. Frijns venceu a atividade, seguido por Evans e Da Costa.

Caso a categoria não remarque novos testes, a Fórmula E realiza eventos oficiais agora só em 2024, justamente na abertura da temporada. O eP da Cidade do México está marcado para o fim de semana de 13 de janeiro.

Fórmula E 2024, Valência, Pré-Temporada, Dia 3:

1N CASSIDYJaguar1:24.617 115
2M GÜNTHERMaserati1:24.658+0.041140
3M EVANSJaguar1:24.703+0.086134
4R FRIJNSEnvision1:24.710+0.09388
5P WEHRLEINPorsche1:24.747+0.130124
6N NATOAndretti1:24.754+0.137128
7O ROWLANDNissan1:24.762+0.145102
8J HUGHESMcLaren1:24.827+0.210135
9J DENNISAndretti1:24.848+0.231127
10S VANDOORNEDS Penske1:24.897+0.280132
11S BUEMIEnvision1:24.911+0.294153
12S BIRDMcLaren1:24.946+0.329138
13J DARUVALAMaserati1:24.992+0.375128
14J.E VERGNEDS Penske1:25.004+0.387129
15L DI GRASSIAbt Cupra1:25.083+0.466132
16A.F DA COSTAPorsche1:25.088+0.471142
17N DE VRIESMahindra1:25.118+0.501128
18N MÜLLERAbt Cupra1:25.177+0.560135
19S FENESTRAZNissan1:25.190+0.573122
20D TICKTUMERT1:25.294+0.67795
21S. SETTE CÂMARAERT1:25.355+0.738126

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.