Nissan conversa com Nato e Fenestraz para vaga de Buemi na Fórmula E em 2023

Com saída de Sébastien Buemi para a Envision, Nissan ainda busca um companheiro de equipe para Maximilian Günther e trata Norman Nato e Sacha Fenestraz como opções

COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?

A Nissan já sabe que vai perder Sébastien Buemi após o encerramento da temporada atual da Fórmula E — o suíço vai se mudar para a Envision, substituindo Robin Frijns como parceiro de Nick Cassidy — e segue trabalhando para garantir a dupla de Maximilian Günther na estreia dos carros Gen3, no ano que vem. E de acordo com informações do portal inglês The Race, Sacha Fenestraz e Norman Nato são os principais candidatos.

No entanto, a equipe ainda não fechou nenhum acordo para garantir algum piloto, o que mantém o rol de opções em aberto até que a Nissan decida quem será o parceiro de Günther. Além de Fenestraz e Nato, Jann Mardenborough e Stephane Sarrazin ainda possuem vínculo com o time japonês — inclusive, fizeram as testagens do novo carro Gen3 — e não estão descartados.

O franco-argentino Fenestraz, que tem os mesmos gestores de carreira de Jake Dennis, da Andretti, também já participou de testes na categoria — mas com o carro da Jaguar. Além disso, Sacha experimentou o carro da categoria nos testes após o eP de Marrakech de 2020, o que faz com que seu trabalho seja bem reconhecido pela equipe de engenharia.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fenestraz é uma das opções para a Nissan em 2023 (Foto: Twitter/Sacha Fenestraz)

A situação de Fenestraz é inclusive mais simples do que a de Nato, pois o franco-argentino disputa apenas a Super Fórmula e a Super GT em 2022, sem nenhuma conexão com outra equipe — como Nyck de Vries, por exemplo, que visa participar do WEC 2023 pela Toyota, da qual é piloto reserva. Assim, teria um caminho mais livre para participar da Fórmula E sem correr o risco de chocar datas com alguma outra competição.

Norman Nato, que se despediu da Fórmula E conquistando sua primeira e única vitória na categoria, na corrida 2 do eP de Berlim de 2020/2021, tem uma situação um pouco mais complicada. Piloto reserva da Jaguar na atual temporada, o francês cogita seriamente uma vaga de titular na Nissan para o ano que vem — precisa, no entanto, equilibrar sua participação na categoria com os outros compromissos da carreira.

O piloto disputa o Mundial de Endurance em 2021 pela WRT e competiu também nas 24 Horas de Le Mans, quando ficou na 15ª posição entre os carros da classe LMP2 junto a Rui Andrade e Ferdinand Habsburg. Mesmo com a intenção de competir na Fórmula E, Nato admite que o interesse no endurance é forte.

Norman Nato se despediu da Fórmula E com vitória e pode voltar em 2023 (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Definitivamente, estou olhando e em conversas com algumas equipes, como também estou fazendo no WEC e no IMSA”, admitiu Nato ao The Race em Marrakech. “Ainda tenho que ver o que tenho na mesa e o que é melhor para meu futuro, porque é ótimo passar tempo com a Jaguar, mas é frustrante não estar pilotando. Discuti com ambas [Fórmula E e WEC], e diria que vou precisar tomar uma decisão no próximo mês”, disse o francês.

Na contramão de alguns pilotos que disputam a Fórmula E e se dividem com o endurance, como António Félix da Costa — líder da LMP2 em Le Mans —, Nyck de Vries, Sébastien Buemi, Robin Frijns, entre outros, Nato prefere optar por uma categoria e seguir apenas com ela, devido à grande possibilidade de que algumas datas se choquem e o piloto precise optar por uma corrida ou outra.

“É uma decisão difícil, porque acho que fazer as duas coisas é um erro”, opinou. “Sei que alguns pilotos fariam, mas cedo vão perceber que existem choques nos campeonatos, então vai caber a eles gerenciar — e boa sorte com isso. Claro, eu gostaria de fazer os dois. Mas existe um novo carro na Fórmula E, um novo carro no WEC, muitos testes para fazer, muito foco, muito trabalho no simulador”, argumentou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.