Nova York elimina Vergne da briga pelo tri e ressalta força de Vandoorne na Fórmula E
Muito regular mas sem nenhuma vitória, Jean-Èric Vergne teve seu primeiro final de semana realmente ruim na Fórmula E — o bastante para tirá-lo da briga pelo tricampeonato. Enquanto isso, Stoffel Vandoorne dá mostra de força e retoma liderança
Se a Fórmula E desembarcou em Nova York com quatro pilotos de diferentes equipes disputando o título do campeonato, pode-se dizer que apenas três deles deixam o Brooklyn, após as duas corridas deste final de semana, ainda com chances palpáveis de levantarem a taça pela primeira vez em suas carreiras. Enquanto Stoffel Vandoorne retomou a liderança, Edoardo Mortara limitou danos e Mitch Evans ganhou uma posição no Mundial de Pilotos, Jean-Èric Vergne praticamente deu adeus à briga.
Ao longo de todo o campeonato, o francês da DS Techeetah se dividiu entre a absurda regularidade — que lhe permitiu conquistar pontos em todas as corridas da temporada até a chegada a Nova York — e a dificuldade de conquistar uma vitória. Oportunidades já surgiram em demasia para o bicampeão, principalmente na corrida 1 de Roma e no eP de Monte Carlo — quando saiu na pole em ambas e perdeu o resultado ao longo das provas.
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A falta de triunfos não havia cobrado um preço até agora — o francês chegou a liderar a tabela de classificação após o final de semana em Roma —, mas no primeiro momento em que viveu aquilo que todos os outros pilotos já vivenciaram em algum momento este ano — sair sem pontos de uma corrida —, a campanha não foi suficiente para sustentá-lo na briga.
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Um grande exemplo disso é Edoardo Mortara, que também teve um péssimo fim de semana em Nova York. O piloto conquistou apenas cinco pontos nas duas corridas somadas, sofrendo com um final de semana atípico. No entanto, a sequência anterior de 90 tentos em quatro corridas — com duas vitórias no período — fez com que o piloto se mantivesse na disputa, apesar de perder o primeiro lugar. Ainda assim, permanece com apenas 11 pontos de desvantagem em relação à ponta.
Vergne, que já vê o líder Vandoorne a 27 pontos de distância, tem uma situação consideravelmente mais complicada — principalmente pelo fato de que o déficit é maior do que uma vitória, algo que nem foi alcançado ainda nesta temporada. Com a experiência de quem já levantou dois troféus da categoria, o francês praticamente previu seu próprio futuro ao dizer após Roma que “a liderança não significava nada”. Pois bem, o que vale é ocupar o primeiro lugar após o fim do campeonato.
Em relação aos outros três competidores, a briga segue. Mitch Evans demonstra uma força psicológica absurda corrida após corrida, nunca desistindo de se recuperar no grid. Neste domingo, novamente teve um teste de paciência: primeiro, viu Nyck de Vries tentar uma ultrapassagem bastante perigosa — batendo na traseira de Sims — e teve que ceder a posição para evitar um acidente.

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Na volta seguinte, tentou dar o troco e foi com muita fome: rodou e quase atingiu o muro. Milagrosamente, o neozelandês não perdeu nenhuma posição e manteve o ritmo de sempre, focado em se aproximar de Vandoorne. No fim, conseguiu: terceiro lugar, apenas uma posição atrás do rival, e 16 pontos de desvantagem para o líder — uma distância considerável, mas não impossível de ser revertida.
O piloto da Mercedes, por sua vez, demonstra todos os predicados de alguém que visa ser campeão da categoria. Mais uma vez aproveitou uma oportunidade que se ofereceu à sua frente com a péssima largada de André Lotterer e subiu do quinto para o segundo lugar ao final da corrida, maximizando um resultado que já parecia bom enquanto seus concorrentes sofriam. Parece pronto para manter o título da Fórmula E na garagem da Mercedes, mas ainda tem as sombras de Evans e — principalmente — Mortara.
A Fórmula E ainda reserva quatro corridas pela frente até o fim do campeonato, em duas rodadas duplas que vão acontecer na Inglaterra e na Coreia do Sul. A próxima etapa acontece no fim do mês, com o eP de Londres marcado para os dias 30 e 31 de julho, e a briga segue pegando fogo até o encerramento em agosto.


