Rowland faz festa da Nissan em casa e garante pole-position do eP de Tóquio
Oliver Rowland bateu Maximiliam Günther no duelo final e vai largar na pole-position para a primeira corrida da história da Fórmula E no Japão, colocando a Nissan na frente em sua estreia na frente dos fãs em Tóquio
A primeira pole-position da história da Fórmula E no Japão é de Oliver Rowland e da Nissan. O britânico, que vem de dois pódios seguidos, manteve a boa fase e superou o alemão Maximiliam Günther na grande final da classificação para o eP de Tóquio realizada na noite desta sexta-feira (29), colocando a montadora japonesa na ponta para sua primeira prova em casa.
Esta foi a segunda pole de Rowland na temporada. A primeira veio na segunda prova em Diriyah, na Arábia Saudita. Depois de uma temporada de 2023 de muitas dificuldades na Mahindra, o início de 2024 com a Nissan tem sido muito positivo.
Na segunda fila, Edoardo Mortara surpreendeu e colocou a Mahindra na terceira posição no grid na capital japonesa. Atual campeão da categoria, Jake Dennis vai partir do quinto posto, com os rivais Mitch Evans e Pascal Wehrlein logo atrás.
Já o líder da Fórmula E vai ter trabalho para fazer na corrida: Nick Cassidy teve sua volta deletada na fase de grupos e vai largar no fundo do grid. *Nota da Redação: a FIA anunciou punições a quatro pilotos com três posições no grid após a sessão. Confira ao final da matéria!
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Os brasileiros tiveram sessões opostas. Enquanto Sérgio Sette Câmara conseguiu avançar para o mata-mata e vai largar em uma ótima 4º colocação, Lucas di Grassi foi eliminado na fase de grupos e parte do 15º posto.
O eP de Tóquio acontece entre os dias 29 e 30 de março, marcando a primeira corrida da história da Fórmula E no Japão. O GRANDE PRÊMIO, emissora oficial da categoria no Brasil, transmite treinos livres, classificação e corrida AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
Saiba como foi a classificação em Tóquio
Grupo A
O primeiro grupo a ir para a pista era encabeçado pela dupla da Jaguar, com o atual líder do campeonato, Nick Cassidy, e Mitch Evans. Além deles, o atual campeão, Jake Dennis, Oliver Rowland, Sébastien Buemi, Jake Hughes, Norman Nato, António Félix da Costa, Edoardo Mortara, Lucas di Grassi e Jehan Daruvala também partiram para suas voltas rápidas.
Assim que a bandeira verde foi dada, os pilotos tomaram a pista para suas voltas iniciais, agora com a pista finalmente completamente seca, diferentemente dos treinos livres. Rowland foi o primeiro a fazer sua tentativa, mas rapidamente foi superado. Com metade dos 12 minutos corridos, Evans era o líder, seguido por Mortara, Cassidy e Di Grassi.
Com dois minutos restando, Dennis pulou para a ponta, apenas para ser superado logo em seguida por Rowland, que voou e anotou 1min19s658. Vieram então as últimas voltas rápidas, completadas já com cronômetro zerado. Mortara pulou para a segunda posição, com Cassidy em terceiro. Dennis se manteve entre os quatro primeiros, e Evans acabou sendo o primeiro eliminado em quinto.
Da Costa manteve a fase ruim em classificação e ficou em sexto, logo à frente de Nato. Hughes foi o oitavo, Di Grassi o nono, Daruvala o décimo e Buemi decepcionou e terminou na lanterna.
Já no início do Grupo B, a direção de prova informou que a última volta de Cassidy havia sido deletada. Com isso, seu companheiro de equipe, Evans, acabou herdando a vaga no mata-mata, enquanto Nick caiu para o décimo lugar e consequentemente o 19º posto no grid de largada.
Grupo B
O Grupo B da classificação em Tóquio tinha como destaques o alemão Pascal Wehrlein e os experientes Jean-Éric Vergne e Sam Bird. Além do trio, Maximilian Günther, Robin Frijns, Stoffel Vandoorne, Sacha Fenestraz, Sérgio Sette Câmara, Nico Müller, Nyck De Vries e Dan Ticktum também partiram para a pista na capital japonesa.
Günther foi o primeiro a marcar um tempo rápido, seguido pelo jovem Fenestraz. Minutos depois, Frijns, De Vries, Müller e Sette Câmara superaram o alemão e se colocaram entre os quatro primeiros. Wehrlein melhorou em sua segunda tentativa e pulou para segundo. Todos então pararam nos boxes para trocar pneus e partir para os últimos cinco minutos da fase de grupos.
Günther mostrou a força da Maserati e anotou 1min19s391, mais de quatro décimos mais rápido do que Frijns, ainda com dois minutos no relógio. Com a bandeira quadriculada já sendo apresentada, os pilotos passaram para completar suas últimas tentativas. Sette Câmara fez uma grande volta e pulou para segundo, seguido por Müller e Wehrlein.
Em uma cena inusitada, Bird e De Vries escaparam na mesma curva e por pouco não se acidentaram. O vencedor do eP de São Paulo acabou ficando na última colocação. Nyck foi o sexto, atrás do compatriota Frijns. Vergne foi o sétimo, seguido por Ticktum, Vandoorne e Fenestraz. Com isso, oito pilotos de oito equipes diferentes avançaram, com todos os seis trens de força diferentes representados no mata-mata.
Quartas de final
Jake Dennis (3º A) x Edoardo Mortara (2º A)
O primeiro duelo colocou frente a frente o atual campeão contra um carro da Mahindra, que sequer pontuou ainda em 2024. Mas Mortara mostrou que a montadora indiana está se reencontrando e tirou Dennis da disputa da pole até com alguma tranquilidade, com mais de três décimos de vantagem e anotando o melhor tempo das quartas de final com 1min19s008.
Mitch Evans (4º A) x Oliver Rowland (1º A)
Evans ganhou uma segunda chance após a eliminação de seu companheiro de equipe, mas não conseguiu tirar proveito. O neozelandês chegou a tocar com força o muro na curva 9 e terminou quase três décimos atrás de Rowland.
Nico Müller (3º B) x Sérgio Sette Câmara (2º B)
Em um duelo de azarões entre Abt-Cupra e ERT, o brasileiro Sette Câmara mostrou mais uma vez que é um dos grandes pilotos em ritmo de classificação e colocou seis décimos de vantagem em cima de Müller para avançar às semifinais.
Pascal Wehrlein (4º B) x Maximiliam Günther (1º B)
Fechando as quartas de final, um duelo de compatriotas e de duas tradicionais montadoras europeias. Seguindo a tendência dos confrontos anteriores, o piloto melhor colocado na fase de grupos avançou sem maiores problemas. Günther anotou 1min19s252 e superou Wehrlein por três décimos.
Semifinais
Edoardo Mortara x Oliver Rowland
Rowland partiu como favorito contra Mortara em busca de sua segunda pole-position na temporada e de colocar a Nissan na primeira fila em sua corrida de casa. O britânico começou bem e manteve a vantagem para o suíço até o final, garantindo vaga na final com o incrível tempo de 1min18s855, a melhor do dia.
Sérgio Sette Câmara x Maximiliam Günther
No duelo entre o brasileiro Sette Câmara e o alemão Günther, o piloto alemão mostrou mais uma vez sua incrível precisão em voltas rápidas e aplicou um verdadeiro 7 a 1 em versão de corrida. 1min19s046 para Maximiliam contra uma volta muito ruim de Sérgio, mais de dois segundos atrás, após bater ainda no início da volta na curva 3.
Final
Duas narrativas muito interessantes se apresentaram na final. De um lado, Rowland e o sonho de colocar a Nissan na ponta na primeira corrida da história da Fórmula E no Japão. Do outro, Günther, que vinha de uma incrível prova de recuperação em São Paulo após cumprir punições pesadas por trocar componentes de sua Maserati.
A bandeira verde foi dada e Günther abriu a volta alguns milésimos mais rápido, mas terminou o primeiro setor atrás. Rowland então começou a se distanciar, mas o terceiro setor voltou a dar vantagem para o alemão. Em um final emocionante, o britânico melhorou nas últimas curvas e colocou a Nissan na pole em casa por apenas 0s021.
Fórmula E 2024, eP de Tóquio, Grid de Largada (com punições):
Pos | Carro | Piloto | Equipe | Tempo | Punido |
1 | 22 | O ROWLAND | Nissan | 1:19.023 | |
2 | 7 | M GÜNTHER | Maserati | 1:19.044 | |
3 | 48 | E MORTARA | Mahindra | 1:19.081 | |
4 | 3 | S SETTE CÂMARA | ERT | 1:21.244 | |
5 | 1 | J DENNIS | Andretti | 1:19.323 | |
6 | 94 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:19.560 | |
7 | 51 | N MÜLLER | Abt Cupra | 1:19.756 | |
8 | 13 | AF DA COSTA | Porsche | 1:20.010 | |
9 | 9 | M EVANS | Jaguar | 1:19.448 | P + 3 |
10 | 4 | R FRIJNS | Envision | 1:19.822 | |
11 | 17 | N NATO | Andretti | 1:20.056 | |
12 | 21 | N DE VRIES | Mahindra | 1:19.881 | |
13 | 25 | JE VERGNE | DS Penske | 1:19.883 | |
14 | 11 | L DI GRASSI | Abt Cupra | 1:20.269 | |
15 | 33 | D TICKTUM | ERT | 1:19.952 | |
16 | 5 | J HUGHES | McLaren | 1:20.226 | P + 3 |
17 | 18 | J DARUVALA | Maserati | 1:20.395 | |
18 | 2 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:20.027 | |
19 | 37 | N CASSIDY | Jaguar | 1:20.401 | |
20 | 23 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:20.132 | |
21 | 16 | S BUEMI | Envision | 1:20.678 | P + 3 |
22 | 8 | S BIRD | McLaren | 1:20.660 | P + 3 |