Rowland é punido por batida em Lotterer e perde três posições no grid do eP de Berlim

Oliver Rowland, da Mahindra, encerrou sua corrida e a de André Lotterer ao tocar no Porsche do rival em Mônaco e foi punido com a perda de três posições no grid de largada do eP de Berlim

SUSTENTABILIDADE PODE SER MOTIVO DE TRETA ENTRE FÓRMULA 1 E FÓRMULA E NO FUTURO?

Oliver Rowland recebeu uma punição da direção de prova da Fórmula E após a disputa do eP de Mônaco neste sábado (30) e vai perder três posições no grid de largada na próxima etapa da categoria, em Berlim, capital da Alemanha. O piloto da Mahindra disputava posição com André Lotterer, da Porsche, quando entrou rápido demais na primeira curva do circuito, a Saint Devote, e empurrou o rival no muro.

O incidente tirou os dois pilotos — que brigavam pela quinta posição — da corrida, já que Rowland também não conseguiu fazer a curva corretamente e bateu no muro de proteção. O toque entre os dois foi responsável por acionar o único safety-car da corrida.

Como consequência das batidas, os dois pilotos saíram com alguns arranhões: Rowland deixou o circuito com uma bandagem no pulso esquerdo, enquanto Lotterer machucou a mão no momento da batida. O britânico ainda tentou justificar o movimento, mas reconheceu que perdeu o controle do carro.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

O momento em que Rowland empurra Lotterer na parede durante o eP de Mônaco (Vídeo: Fórmula E)

“Estava quase feita [a ultrapassagem], mas quando você está por dentro daquela forma, você segue o cara que está por fora”, explicou. “Ele carregou bastante velocidade [na curva], e eu simplesmente perdi a traseira na zebra. Minha batida fez com que ele batesse, e agora tenho três posições [de punição] só para adicionar”, lamentou.

Lotterer também lamentou o incidente que o tirou da corrida, em etapa que a Porsche apresentava bom ritmo, mas teve um dia para esquecer. Além do abandono do alemão, seu companheiro de equipe Pascal Wehrlein também precisou deixar a corrida com problemas no carro e a equipe encerrou suas atividades mais cedo no final de semana de Mônaco.

“Ficou muito claro que ele entrou [na curva] um pouco demais e simplesmente perdeu o controle do carro”, disse. “Eu deixei espaço para ele, mas ele bateu com a traseira na minha frente e me mandou diretamente para o muro, e esse foi o final da corrida”, disse.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.